Notícias em Destaque
Reunião irá definir procedimentos contra invasões dos fundos de vale
A Secretaria de Meio Ambiente reúne nesta quinta-feira (10), os órgãos de segurança e secretarias municipais para definir o prazo para providências buscando a proteção dos fundos de vale em Maringá, antes de iniciar a notificação dos responsáveis por danos ambientais nessas áreas.
O secretário de Meio Ambiente, Umberto Crispim, lembra que a administração municipal tem trabalhado na recuperação dos fundos de vale, retirando lixo, entulhos, promovendo o cercamento e plantio de mudas, mas ações irresponsáveis estão prejudicando sistematicamente esse trabalho de preservação.
“Tem gente rompendo o cercamento dos fundos de vale para criar animais, principalmente cavalos e vacas que destroem as mudas, jogar lixo e entulhos, traficar drogas e praticar outras ações criminosas e ilegais”, explica Crispim.
A reunião deverá contar com a participação do prefeito em exercício Cláudio Ferdinandi, junto com estudantes e entidades nas ações ecológicas de cercamento e plantio de mudas em fundos de vale, representantes da Polícias Militar e Rodoviária, Secretarias de Trânsito, Serviços Públicos, Meio Ambiente, Procuradoria, Vigilância Ambiental, Diretoria de Fiscalização, Força Verde, Secretaria de Agricultura do Estado, Ministério Público, IAP e Centro de Zoonoses.
Segundo o secretário Umberto Crispim a intenção é estipular um prazo de 60 dias para que as pessoas deixem de criar animais e de utilizar ilegalmente os fundos de vale. “Como vem sendo realizado em Londrina, vamos propor também o emplacamento de carroças em Maringá. Com placas será possível fiscalizar o despejo ilegal de lixo e entulhos em fundos de vale e outros locais públicos e particulares da cidade. Em casos de apreensões, haverá multas e os animais serão conduzidos ao Centro de Zoonoses, inclusive para observação sobre saúde, o uso de ferraduras (obrigatório) e horário diário em que atuam na tração de carroças”.
Crispim garante que a reunião vai definir pontos importantes e inadiáveis. “De nada adianta o esforço para limpar, cercar e plantar nos fundos de vale para proporcionar limpeza, segurança e controle do mosquito transmissor da dengue, se pessoas irresponsáveis agem para estragar o que está sendo feito para a população”, conclui.
Serviço:
Reunião – fundos de vale
Data: Quinta-feira (10)
Local: Secretaria de Planejamento – Paço Municipal – 3º andar
Horário: 10 horas
Outras Notícias
[ad_2]
Fonte: Prefeitura de Maringá – Arquivo
Jornal O Maringá