Anvisa prolonga por 60 dias resolução que concede a produção de medicamentos para intubação

Anvisa comunica que ainda não existem indícios apropriados para a terceira dose

Foto: Agência Brasil

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) prolongou por 60 dias a resolução que concede a produção de medicamentos utilizados para a intubação de pacientes com coronavírus por meio de notificação e diagnóstico posterior do registro pela diretoria do órgão. Dessa maneira, a permissão emergencial vai até 13 de novembro.

Em um comunicado, a Anvisa disse que o aumento da variante delta pode prevalecer nos próximos meses no país, por isso, a prorrogação. De acordo com a nota, o órgão preferiu atuar preventivamente para evitar a falta dos medicamentos que estão no nomeado kit intubação numa eventual terceira onda de casos.

“O cenário epidemiológico dos próximos meses é incerto, sendo preciso antecipar as medidas regulatórias necessárias ao seu enfrentamento”, afirmou o diretor da Anvisa relator da resolução, Alex Campos.

A dimensão vale para anestésicos, sedativos, bloqueadores neuromusculares e outros medicamentos hospitalares usados para manutenção da vida de pacientes. Com a aprovação simplificada, as substâncias podem ser prontamente produzidas e rapidamente disponibilizadas aos hospitais e clínicas de todo o Brasil.

O prazo terminaria em 14 de setembro. Desde março, os medicamentos do kit intubação seguem o padrão simplificado de fabricação e de distribuição. A resolução foi transferida duas vezes, uma em maio e outra em julho.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile