Várias cidades estão anunciando o cancelamento do carnaval deste ano, mais uma vez devido ao aumento do número de casos de Covid-19 e da nova variante Ômicron, que também está circulando pelo Brasil, alcançando oito estados brasileiros, sendo eles: São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Ceará, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Santa Catarina e também o Distrito Federal. As capitais Belo Horizonte, Curitiba, Olinda, Salvador e Fortaleza já cancelaram as atrações.
O Rio de Janeiro cancelou os blocos de rua, mantendo apenas os desfiles na Sapucaí, observando como estará o cenário epidemiológico no mês de fevereiro. Da mesma forma ocorrerá em São Paulo, que já anulou mais de 200 blocos de rua, permanecendo liberado apenas os desfiles das escolas de samba no Sambódromo do Anhembi, que devem ocorrer entre os dias 25 até 28 de fevereiro, seguindo todas as medidas sanitárias.
No Paraná algumas cidades já cogitam cancelar o carnaval para conter o avanço da doença no Estado. Em Maringá, a Prefeitura Municipal anunciou na última quarta-feira (5), por meio de nota, que não organizará o Carnaval 2022 por conta da pandemia do novo coronavírus e alta positividade apresentada recentemente em diversas cidades brasileiras e no mundo. “A administração ressalta que tem monitorado os casos notificados de covid-19 na cidade diariamente, além de acompanhar todas as informações relacionadas às novas variantes do vírus”, informou.
A partir de quinta-feira (6), a Prefeitura de Maringá ampliou o atendimento para Covid-19 passando a realizar testes rápidos nas UBS´s Cidade Alta, Industrial, Internorte e Ney Braga, com horário de atendimento das 12 às 17h (somente para testes).
Já nesta segunda-feira (10) os testes rápidos para a Covid-19 também estarão disponíveis nas UBS´s Império do Sol, Vila Operária, Vardelina, Tuitui, Universo, Quebec e São Silvestre com horário de atendimento exclusivo para testagem a partir das 12h às 16h30. Além do serviço de testagem disponível nas UPA’s Zona Norte e Zona Sul em Maringá, totalizando 13 pontos de testagem gratuita para a população, deste modo contribuindo para agilizar o diagnóstico da Covid-19,
Obs: reportagem atualizada no dia 10 de janeiro de 2021 às 08h59.