O Ministério da Saúde comunicou que nos próximos dias enviará doses de vacinas contra a dengue para mais 29 municípios. Este novo lote completará a distribuição para os 521 municípios selecionados, programada para ocorrer até a primeira quinzena de março. Até o momento, 492 cidades já receberam as doses.
A campanha de vacinação contra a dengue teve início neste mês e visa imunizar crianças de 10 e 11 anos. A partir deste ano, a vacinação com a Qdenga, nome comercial do imunizante, será estendida para adolescentes de 12, 13 e 14 anos que residem nos 521 municípios.
Esses municípios foram escolhidos para receber os primeiros lotes das vacinas devido à alta incidência da dengue tipo 2 (Sorotipo 2), que provoca uma forma mais grave da doença.
A seleção das regiões para a vacinação considerou as dificuldades enfrentadas na produção e oferta da vacina, desenvolvida pelo laboratório Takeda. Com o recebimento de mais lotes, a vacinação será expandida pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com o Ministério da Saúde, foram adquiridas 5,2 milhões de doses da vacina este ano, com previsão de mais 9 milhões em 2025.
A vacina Qdenga teve seu registro aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março de 2023. Em dezembro do ano passado, foi anunciada sua incorporação ao SUS.
Pelo menos seis estados já declararam situação de emergência devido ao aumento dos casos de dengue: Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Acre, Goiás e o Distrito Federal.