O Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) está atualmente com 29 projetos de pesquisas que estudam o novo coronavírus, com o objetivo de analisar o comportamento do vírus e suas variantes, verificar a eficácia de medicamentos, avaliar os aspectos gerais e consequências da doença, etc.
As pesquisas podem ser realizadas por docentes, multicêntricas, dissertações de mestrado, monografias de especialização ou residência, projetos de pós-doutorado, iniciação científica, de trabalho de conclusão de curso, e até patrocinadas, envolvendo profissionais, estudantes e professores da área da saúde.
De acordo com o diretor de Ensino, Pesquisa e Exensão, Celso Vataru Nakamura, o HU além de realizar o atendimento e tratamento aos pacientes, também realiza pesquisas sobre o tema. E explicou: “É uma doença onde ainda é preciso conhecer melhor a sua fisiopatologia, o tratamento adequado e a sua prevenção, seja com a vacinação ou as medidas de contenção do vírus”.
Nakamura disse ainda que o HU, por se tratar de um hospital escola, conta com a participação de profissionais de saúde nas atividades diárias, seja nas áreas básicas, pré-clínicas avançadas ou clínicas, e as pesquisas contribuem para um melhor atendimento da população que sofre com a doença. E as Residências Médicas e as Multiprofissionais (Farmácia, Enfermagem, Análises Clínicas, Psicologia e Odontologia) vêm de encontro com esse objetivo, assim como os programas de estágios obrigatórios e não obrigatórios, projetos de ensino e de extensão.