Supremo Tribunal Federal estende prazo para União se manifestar sobre vacinação contra Covid-19 para crianças a partir de cinco anos

Supremo Tribunal Federal estende prazo para União se manifestar sobre vacinação contra Covid-19 para crianças a partir de cinco anos

Foto: Carlos Bassan/ PMC

De acordo com o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), o novo prazo para que o Governo se manifeste sobre a inclusão de crianças de cinco a 11 anos no plano de vacinação contra a covid-19 foi ampliado para o dia 5 de janeiro de 2022. O prazo inicial era de até 48 horas.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou na última quinta-feira (16) a imunização dessa faixa etária por meio de vacinas da Pfizer em duas doses, que segundo a agência, podem ser eficazes na prevenção de casos graves da doença causada pelo novo coronavírus. No entanto, a autorização da Anvisa não garante a vacinação.

A viabilidade será de responsabilidade do Governo Federal, que deverá adquirir as vacinas específicas para as crianças e a inclusão pelo Ministério da Saúde. Vale lembrar que os frascos dos imunizantes para crianças possuem cores distintas para evitar erros na hora da aplicação, sendo que o imunizante para crianças é a cor laranja e para adultos é roxo, e a composição e dosagem também são diferentes.

Vale lembrar que a ação foi movida pelo PT, que solicitou a inclusão de crianças a partir de cinco anos no programa de vacinação.

Sair da versão mobile