Notícias em Destaque
Secretaria do Meio Ambiente vai soltar 12 mil alevinos no Rio Ivaí
Mais importante rio da região, o Ivaí vai receber milhares novos peixes no próximo mês de abril. A soltura está programada pela Secretaria do Meio Ambiente de Maringá, integrando a programação de aniversário do rio.
A data festiva do Ivaí é o dia 21 de abril, conforme lei aprovada em 2012 pela Assembleia Legislativa do Paraná. Prevê que toda a semana em torno da data será dedicada à discussão dos problemas, das soluções e do futuro do importante curso de água, cuja bacia beneficia dezenas de municípios e milhares de propriedades rurais.
Participante ativo dessa semana, o secretário do Meio Ambiente Umberto Crispim de Araújo é um dos organizadores do rali fluvial que objetiva uma visão de longo trecho do rio, quando um grande número de pessoas se tornarão “amigas” do rio, sendo conscientizadas de sua importância ecológica, já que a água doce do planeta está a cada dia mais escassa. Segundo ele, “Dentro dos esforços que visam manter o rio vivo e saudável, conseguimentos uma parceria em que a Copel vai doar 12 mil alevinos que serão soltos no Ivaí, provavelmente no dia 19 de abril”.
Elogiando a atitude do superintendente regional da Copel, Dante Antonio Sanches Conselvan, “com quem contaremos em próximas campanhas em favor desse curso fluvial”, Crispim também se encontrará, nesta semana, com o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná, Luiz Eduardo Cheida: “Temos também com ele uma parceria antiga que certamente será benéfica para todos agora que ocupamos secretarias iguais, nos âmbitos estadual e municipal. Cheida é muito competente, focado na importância do meio ambiente e com certeza será parceiro número um das nossas iniciativas principalmente em favor do Rio Ivaí que futuramente deverá ser a fonte da água potável de Maringá e de outras cidades da região”.
Os peixes que serão soltos são das espécies Pacu (6 mil), Piavuçu (3 mil) e Curimbatá (3 mil), todos em idade juvenil, ou seja, peixes saudáveis em um estágio em que a maioria sobrevive à introdução, multiplicando os cardumes do rio.
Rio Ivaí
O Ivaí é o único grande curso de água exclusivamente paranaense (o Iguaçu banha também terras catarinenses e o Paranapanema nasce em São Paulo). Com 685km de extensão, bacia de 36.622km2, nasce em Prudentópolis na região Sul do Paraná, através da confluência das águas do Rio dos Patos e Rio São João. Desemboca no Rio Paraná em Icaraíma/Querência do Norte (margens sul e norte) depois de receber também as águas dos rios Mourão e Alonzo(ou Rio do Peixe), Rio Belo, Rio Barra Grande, Rio Ivaizinho, Rio Ubazinho, Rio dos Índios, Rio das Antas e Rio da Bulha. Entre algumas de suas características está a água – durante a maior parte do ano – marrom ou avermelhada por conta do solo, e os vórtices formados no encontro com as águas do Rio Paraná.
Outras Notícias
[ad_2]
Fonte: Prefeitura de Maringá – Arquivo
Jornal O Maringá