IMPRESSO
Maringá
  • HomeM
  • Maringá
  • Economia
    • Mercado
    • Benefícios
    • Cartões
    • Investimentos
    • Contas Digitais
    • Cripto
  • Região
  • Esportes
  • Finanças
  • Colunas
  • Publicações Legais
Maringá
No Result
View All Result

Secretário de Meio Ambiente do PR propõe criação de consórcio à Amusep

Por Redação 2 O Maringá
26 de dezembro de 2024

Notícias em Destaque

Secretário de Meio Ambiente do PR propõe criação de consórcio à Amusep

     O secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Jonel Iurk, participou da reunião geral da Amusep nesta quinta-feira (11). Ele propôs um desafio aos prefeitos da associação, a criação de um consórcio para unificar questões de aspectos ambientais compartilhados e minimizar a burocracia existente, por exemplo, na liberação de licenciamentos ambientais.
     Na ocasião, Iurk fez uma prestação de contas das ações da pasta no primeiro semestre de Governo, repassando experiências já vivenciadas para os prefeitos. “Estamos trabalhando para diminuir a burocracia nas questões ambientais e para mobilizar os municípios a se unirem e buscarem soluções conjuntas”, afirmou.
     O secretário citou o trabalho do Governo do Estado para acelerar o processo de liberação das licenças por parte do IAP, contando que somente no primeiro semestre deste ano foram solicitados 480 protocolos de licença e liberados 530, contribuindo com a redução do excedente do ano passado.
     Participaram da reunião conduzida pelo presidente da Amusep, Fernando Brambila, o prefeito de Maringá, Silvio Barros, o secretário do Meio Ambiente e de Saneamento, Leopoldo Fiewski, o deputado estadual Evandro Junior, prefeitos, secretários e técnicos dos municípios da Amusep.
     Na prestação de contas das ações do Governo quanto à sustentabilidade e o Meio Ambiente, Iurk disse que a equipe está trabalhando na criação do Plano Estadual de Resíduos Sólidos e articulando programas e projetos por meio de debates com diversos setores da sociedade, revisando a legislação ambiental.
     O secretário ressaltou a importância do conhecimento da nova legislação da logística reversa, que responsabiliza o gerador pela destinação final dos resíduos. “Os municípios tem que se preparar para as mudanças. O lixo carrega as características da população de cada local. Em Maringá, por exemplo, são muitos resíduos das indústrias do vestuário”, destacou.
     O prefeito Silvio Barros, que também preside o Consórcio Intermunicipal de Saúde – CisAmusep, falou sobre temas de interesse dos municípios relacionados à saúde, deliberou assuntos como o repasse de recursos para atendimento de consultas especializadas e convênios para a contratação de médicos especialistas.
     Silvio Barros agradeceu a presença do secretário de Meio Ambiente do Estado. “Vamos aproveitar os relatos das ações desenvolvidas pelo Governo do Estado na sustentabilidade e meio ambiente como experiências para procedimentos que poderemos adotar nos municípios. Também podemos articular ações conjuntas para otimizar os trabalhos nessa área e facilitar a adaptação às novas legislações e a criação das nossas próprias leis. Obrigado pela contribuição”, concluiu.

Outras Notícias

[ad_2]
Fonte: Prefeitura de Maringá – Arquivo
Jornal O Maringá

Tags: AmbienteAmusepconsórciocriaçãoMeiopropõesecretário

IMPRESSO

Outros Posts

Arraiá de 'seo' Zico Borghi acontece nesta terça-feira
Maringá

Frio, fogueira, quentão e bailão com Tercílio Men: é o São João do seo Zico Borghi

23 de junho de 2026
Crédito: Arquivo/Cristiano Martinez
Cultura

Mari Tenório tem nova apresentação do ‘Afro-Sambas’ no Convite à Música em Maringá

23 de junho de 2026
Foto: Luis Fenando Amorim/Caxias EC.
Esportes

Empate fora de casa deixa Maringá FC próximo de alcançar primeiro objetivo

23 de junho de 2026
Feira Ação Paraná acontece durante três dias no Terminal Urbano de Maringá
Maringá

Ação Paraná começa quinta-feira no Terminal de Maringá com serviços gratuitos à comunidade

23 de junho de 2026
Acontece nesta terça-feira o Dia de Campo da Cocamar e Sicredi Dexis na UDT de Floresta
Região

Cocamar e Sicredi realizam Dia de Campo em Floresta para apresentar novas tecnologias

23 de junho de 2026
Hemocentro de Maringá convoca a população a doar sangue no período do inverno
Maringá

Com baixa nos estoques de sangue no período frio, Hemocentro de Maringá convoca população a doar

23 de junho de 2026
  • Impresso
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Publicações Legais
  • Quem Somos

Editora Dia a Dia – O Maringá

CNPJ: 31.722.654/0001-52
ENDEREÇO: Estácio de Sá, 1251,
Zona 2 CEP: 87005-120
(44) 3305-5461

© 2026 O Maringá - O Jornal a serviço de Maringá e região.

No Result
View All Result
  • Home
  • Maringá
  • Economia
  • Colunas
  • Jornal Impresso
  • Mercado
  • Cartões
  • Cripto
  • Investimentos
  • Contas Digitais
  • Finanças
  • Benefícios
  • Outros
    • Publicações Legais
    • Fale Conosco
    • Quem Somos

© 2026 O Maringá - Todos Os Direitos Reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.