IMPRESSO
Maringá
  • HomeM
  • Maringá
  • Economia
    • Mercado
    • Benefícios
    • Cartões
    • Investimentos
    • Contas Digitais
    • Cripto
  • Região
  • Esportes
  • Finanças
  • Colunas
  • Publicações Legais
Maringá
No Result
View All Result

Estado apresenta pacote de projetos estratégicos em fórum de gestores públicos

Por Redação O Maringá
26 de março de 2026
Prefeitos e secretários conheceram o pacote de projetos estratégicos do governo apresentado em fórum de gestores públicos realizado nesta quarta-feira em Curitiba Foto:

Além de conhecerem projetos estatégicos, muitos prefeitos já conseguuiram os recursos para benefícios em seus municípios Foto: SEPL

A Secretaria de Estado do Planejamento (SEPL) apresentou nesta quarta-feira, 25, durante o IV Fórum Estadual de Gestores Públicos, um conjunto de projetos voltados ao desenvolvimento de diversas regiões do Estado. O evento do governo do Paraná reuniu cerca de 500 participantes, entre secretários estaduais, gestores, técnicos e lideranças, para discutir boas práticas, desafios e soluções que impactam diretamente a administração pública. O foco é o fortalecimento da gestão pública por meio da troca de experiências entre gestores.

Elaboradas pelo Paraná Projetos, serviço social autônomo vinculado à SEPL, as iniciativas contemplam as áreas de desenvolvimento urbano, infraestrutura, logística, saúde e segurança pública. O secretário do Planejamento, Ulisses Maia, destacou a importância das propostas para impulsionar o desenvolvimento regional. “Estamos vivendo um momento histórico no Paraná, que, sob a liderança do governador Ratinho Junior, passou a entregar soluções”, disse ele. “Ao assumirmos a elaboração dos projetos, garantimos que cada real investido se transforme em obra de qualidade no tempo certo. Esse é o compromisso do Planejamento em modernizar nossas cidades e elevar, de forma definitiva, o padrão de vida de cada paranaense”, afirmou o secretário.

  • Estado apresenta eficiência na segurança pública ao mostrar o Plano Plurianual 2025 na Alep

Entre os destaques estão os projetos do programa Asfalto Novo, Vida Nova, que prevê a pavimentação de vias em 27 municípios, somando 350 quilômetros de intervenções e um investimento estimado em R$ 800 milhões. A iniciativa busca melhorar a infraestrutura urbana e elevar a qualidade de vida da população. O município de Paiçandu está entre os contemplados, com um projeto que prevê 7 quilômetros de pavimentação e aporte de R$ 13 milhões. Para o prefeito Ismael Batista, a iniciativa representa um avanço significativo.  “São projetos que melhoram a infraestrutura, a qualidade de vida da população, a acessibilidade e a mobilidade urbana. Temos muita gratidão por receber o projeto e entregar para a população melhoria e qualidade de vida pra nossa população”, disse Batista.

Desde o lançamento do programa, já foram pavimentados 555 quilômetros, com investimentos que ultrapassam R$ 1,3 bilhão. Ao todo, mais de 3.500 ruas foram concluídas, promovendo transformações relevantes em diferentes cidades paranaenses. A meta do Governo do Estado é alcançar 100% da malha urbana pavimentada em 380 municípios. O andamento das obras pode ser acompanhado em tempo real por meio do Asfaltômetro. “O Paraná não para de crescer, segue adiante e está planejado para melhorar a vida de nossa gente”, afirmou o secretário das Cidades, Guto Silva.

 

Corredores logísticos

Além das obras urbanas, foram apresentados projetos de pavimentação que visam fortalecer a logística regional. Nos Campos Gerais, está prevista a pavimentação de 30 quilômetros entre Tibagi e o distrito de Caetano Mendes, com investimento estimado em R$ 140 milhões. A obra deve solucionar gargalos históricos, melhorar a segurança viária e impulsionar o escoamento da produção agroindustrial.

Outro destaque é a pavimentação de 35 quilômetros entre Alto Paraíso e São Jorge do Patrocínio, no Noroeste. O projeto inclui a construção de uma ponte de 20 metros e a criação de um corredor logístico moderno, conectando comunidades antes isoladas e garantindo maior eficiência no transporte escolar, intermunicipal e no escoamento da safra, independentemente das condições climáticas.

Na Região Metropolitana de Curitiba, o Governo apresentou o projeto de pavimentação de 12 quilômetros da Estrada do Cerne, em Campo Largo. A iniciativa resgata uma das rotas históricas mais importantes do Paraná, substituindo trechos de terra por uma infraestrutura moderna, capaz de atender com segurança o tráfego de veículos leves, ônibus e transporte de cargas.

  • Nova etapa: Estado e Banco Mundial se reúnem para avançar no Programa de Segurança Hídrica

Todos os projetos foram desenvolvidos com a tecnologia BIM (Modelagem da Informação da Construção), que assegura maior precisão técnica, transparência no uso de recursos e eficiência na execução das obras.

 

Aeródromo no Noroeste

Na área de logística, um destaque na apresentação foi o projeto de um novo aeródromo em Porto Camargo, distrito de Icaraíma. A estrutura atenderá aeronaves de pequeno porte e executivas, sem impacto em áreas urbanas ou ambientais, contribuindo para suprir uma demanda regional.

Integrado às rodovias PR-489 e BR-487, o aeródromo deve fortalecer o desenvolvimento econômico do Noroeste, incentivando novos negócios, ampliando o turismo e consolidando a vocação da região para atividades ligadas à natureza e ao lazer.

 

Saúde e Segurança

Na área da saúde, foi entregue o projeto da nova base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Pato Branco, no Sudoeste. A unidade contará com três blocos — administrativo, de armazenamento e garagem para ambulâncias — totalizando 2,5 mil metros quadrados de área construída. O investimento da obra tem previsão  de R$ 17,5 milhões.

O pacote inclui ainda projetos voltados ao fortalecimento da segurança pública em diferentes regiões do Estado.

Gestores conhecem projetos estratégicos do governo para os muniicípios
O prefeito de Paiçandu, Ismael Batista, aqui com o secretário de Planejamento Ulisses Maia, conquistou recursos para obras Foto: SEPL

O IV Fórum Estadual de Gestores Públicos é um espaço de diálogo, troca de experiências e fortalecimento da gestão pública no Paraná. Neste ano, o Fórum aconteceu em dois encontros presenciais, ampliando o alcance e a participação de diferentes regiões do estado. O primeiro ocorreu em Maringá nesta segunda-feira (23). Curitiba recebeu o segundo encontro nesta quarta.

Com conteúdos relevantes, a programação contou com palestras e oportunidades de networking, promovendo o intercâmbio de conhecimento entre os participantes e contribuindo para o aprimoramento da gestão pública. Entre os destaques da edição, o Fórum teve a participação do palestrante Walter Longo, referência nacional em inovação, transformação digital e estratégia.

PRESENÇAS – Também participaram do evento os secretários estaduais da Educação, Roni Miranda; da Administração e Previdência, Luizão Goulart; e da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex; e 23 prefeitos municipais.

 

Veja também

  • Café Mulheres e Política mostra como clima, guerras e catástrofes afetam a vida no planeta
  • Teleatendimento gratuito pelo SUS ajuda quem enfrenta problemas com jogos e apostas
Tags: Destaqueliberação de recursosprojetos estratégicosSecretaria de Planejamento

IMPRESSO

Outros Posts

Lançada a campanha estadual de combate a incêndios florestais
Paraná

17 instituições se únem para prevenir e combater incêndios florestais no Paraná

18 de junho de 2026
Operação Panóptico deflagrada na manhã desta segunda-feira contra o crime organizado
Paraná

Operação Panóptico contra o crime organizado cumpre 559 mandados no Paraná e outros Estados

15 de junho de 2026
Concurso Cultural Televisando 2026 abre inscrições e vai premiar professores da rede pública do Paraná
Paraná

Televisando 2026 abre inscrições e vai premiar professores da rede pública do Paraná

11 de junho de 2026
Setor industrial paranaense reforça protagonismo econômico e social no Dia Nacional da Indústria
Paraná

Setor industrial paranaense reforça protagonismo econômico e social no Dia Nacional da Indústria

23 de maio de 2026
Paraná é protagonista de ranking nacional que mede bem-estar da população
Paraná

Paraná é protagonista de ranking nacional que mede bem-estar da população

20 de maio de 2026
Mineração reforça a competitividade da indústria e do agronegócio no Paraná
Paraná

Mineração no Paraná reforça competitividade da indústria e do agronegócio

7 de maio de 2026
  • Impresso
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Publicações Legais
  • Quem Somos

Editora Dia a Dia – O Maringá

CNPJ: 31.722.654/0001-52
ENDEREÇO: Estácio de Sá, 1251,
Zona 2 CEP: 87005-120
(44) 3305-5461

© 2026 O Maringá - O Jornal a serviço de Maringá e região.

No Result
View All Result
  • Home
  • Maringá
  • Economia
  • Colunas
  • Jornal Impresso
  • Mercado
  • Cartões
  • Cripto
  • Investimentos
  • Contas Digitais
  • Finanças
  • Benefícios
  • Outros
    • Publicações Legais
    • Fale Conosco
    • Quem Somos

© 2026 O Maringá - Todos Os Direitos Reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.