No mês dedicado aos cuidados à pessoa idosa, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) comemora conquistas com bons números em cadastramentos, capacitações e avaliações em 2024. Foram até aqui, 3 mil profissionais que receberam treinamento e estão aptos para acompanhar esse público.
Além das capacitações, foram realizados 15 encontros de formação para líderes da Pastoral da Pessoa Idosa, totalizando 375 participantes. A Sesa também cadastrou e fez avaliação de mais de 100 mil idosos no Sistema de Informação da Pessoa Idosa (SIPI).
Todas essas iniciativas fazem parte do Programa Envelhecer com Saúde no Paraná, voltado para a qualificação contínua de profissionais que atuam em Unidades de Saúde, Ambulatórios e Regionais de Saúde em todo o Estado.
Outra ação relevante é a Linha de Cuidado à Pessoa Idosa, uma estratégia alinhada às diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS). Ela foca no cuidado centrado na pessoa, promovendo a capacidade funcional por meio da prevenção, diagnóstico precoce e manejo da fragilidade multidimensional.