IMPRESSO
Maringá
  • HomeM
  • Maringá
  • Economia
    • Mercado
    • Benefícios
    • Cartões
    • Investimentos
    • Contas Digitais
    • Cripto
  • Região
  • Esportes
  • Finanças
  • Colunas
  • Publicações Legais
Maringá
No Result
View All Result

R$ 20 milhões: Estado autoriza construção de complexos do idoso em quatro municípios

Por Redação
26 de dezembro de 2025

O governador em exercício Darci Piana autorizou nesta quarta-feira (24), no Palácio Iguaçu, a construção de estruturas voltadas à população idosa paranaense em quatro municípios. Com investimento de R$ 20,2 milhões por meio da Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), serão construídas duas Cidades do Idoso, em Coronel Vivida e Toledo, e dois Centros de Convivência, localizados em Candói e São Manoel do Paraná.

Piana destacou que esse investimento faz parte de uma política de cuidado do Estado que abrange desde o recém-nascido até a terceira idade. “Como diz o nosso lema: terra de gente que trabalha e cuida. Estamos cumprindo com o cuidado da nossa gente. A Semipi tem feito um trabalho extraordinário para os idosos fruto de um trabalho incansável do Governo do Estado de olhar para toda a população do Paraná, de todas as idades”, afirmou.

“O Complexo Social Cidade do Idoso e os centros de convivência são equipamentos inovadores, reunindo uma série de serviços com diversas áreas trabalhando juntas para que possamos preservar cada vez mais a qualidade de vida, a autonomia e a independência das pessoas idosas, trazendo também o olhar do cuidado àqueles que precisam”, complementou o governador em exercício.

Os municípios foram habilitados conforme a Resolução nº 25/2025 da Semipi, que trata sobre a transferência de recursos financeiros aos municípios para investimento em obras voltadas às políticas de direitos da mulher e da pessoa idosa. Eles foram aprovados pela pasta e também pelo Paranacidade, órgão vinculado à Secretaria de Estado das Cidades (Secid), que fará o acompanhamento das obras. Os recursos serão repassados fundo a fundo pela Semipi, com contrapartidas municipais.

A secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, ressaltou que os espaços voltados ao público idoso são uma resposta ao cenário de transição demográfica pela qual passa não só o Paraná, mas o Brasil e o mundo.

“Mais do que a obra física é a finalidade dela: cuidar cada vez melhor da nossa gente. O Paraná é um estado que tem passado por uma mudança demográfica muito acelerada. Em 2027 teremos mais idosos do que crianças menores de 14 anos, então é mais uma demonstração do Governo do Estado de preparar os municípios para esse futuro, que é de uma vida longa, mas com qualidade, respeito e dignidade”, explicou.

“Hoje a gente inicia a liberação das obras, que somam ao todo R$ 150 milhões. O Paraná está muito à frente nessas políticas de cuidado, sendo referência nacional e internacional, reconhecido pela Organização Mundial da Saúde como Estado Amigo da Pessoa Idosa. Tudo isso é fruto de um trabalho de políticas públicas de Estado que estamos realizando no Paraná para cuidar bem da nossa gente”, acrescentou a secretária.

CIDADE DO IDOSO – O Complexo Social Cidade do Idoso é uma estrutura de grande porte que oferece atenção à saúde especializada, atividades físicas, esporte, lazer, convivência social e intergeracional, alimentação, aulas de informática, dança, música, cultura e apoio ao cuidado, tudo de maneira gratuita. A primeira Cidade do Idoso construída no Paraná foi em Irati, no Centro-Sul do Estado, funcionando em um modelo piloto.

Em Coronel Vivida, no Sudoeste do Estado, a Cidade do Idoso contará com quatro salas multiúso, saguão, praça de alimentação interna e externa, cozinha, dois auditórios e sala de atendimento, em um espaço de 1.896 metros quadrados. O investimento da gestão estadual para a obra é de R$ 7,5 milhões. Com uma população de 23 mil habitantes, Coronel Vivida possui cerca de 4,3 mil idosos, segundo o IBGE.

“Este é um momento muito importante, em que o Governo do Estado coloca à disposição dos municípios recursos voltados à população idosa. Este programa vai criar um ecossistema de atendimento à pessoa idosa, demonstrando a sensibilidade da gestão estadual para atender todos os paranaenses. Esses investimentos, pulverizados em todo o Paraná, vão melhorar a qualidade de vida da terceira idade, que é cada vez mais significativa”, disse o prefeito de Coronel Vivida, Anderson Barreto.

No Oeste do Estado, Toledo também ganhará uma Cidade do Idoso em breve. O espaço, de 2.111 m², terá sala multiúso, academia, salão/auditório com palco e camarim, cozinha, piscina para hidroterapia, sala para fisioterapia, consultórios médicos, sala de atendimento psicossocial, espaço de dança e de artes, entre outros. Serão R$ 7,8 milhões investidos para uma população idosa de 22 mil pessoas, em um universo de 150 mil habitantes.

Para o prefeito de Toledo, Mario Costenaro, a construção de espaços como esse é uma forma de reconhecimento àqueles que contribuíram tanto para o desenvolvimento local. 

“São pessoas que já ajudaram tanto o nosso município a crescer e que possuem condições de continuar nesse processo de desenvolvimento por meio de várias atividades. Enquanto política pública, a parceria do Estado é importante no sentido de inclusão social, de valorização e reconhecimento do valor da pessoa idosa e das potencialidades que ela tem, inclusive para contribuir com a continuidade do desenvolvimento da cidade”, defendeu.

CENTROS DE CONVIVÊNCIA – Assim como a Cidade do Idoso, os centros de convivência são espaços voltados à integração das pessoas maiores de 60 anos. Em Candói, no Centro-Sul do Estado, a estrutura será integrada em uma área onde hoje existe um destacamento da Polícia Militar do Paraná, Secretaria Municipal de Assistência Social, centro de hidroterapia e ginásio municipal. O espaço terá um salão com palco, pista de bolão, cozinha e roda de chimarrão externa. O investimento é de R$ 3,4 milhões.

“Somos um município de 15 mil habitantes e, desse total, cerca de 3 mil são idosos. Então é uma satisfação imensa poder fazer algo para essa população e receber investimentos para o nosso município”, comentou o prefeito de Candói Aldoino Goldoni Filho.

Em São Manoel do Paraná, no Noroeste, o Centro de Convivência da Pessoa Idosa contará com salas de convivência, recreativa e de capacitação, Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, refeitório e cozinha. O aporte para o espaço é de R$ 1,3 milhão, beneficiando uma população de 484 idosos em um cenário de 2,1 mil habitantes.

O prefeito Vitor Hugo Rodrigues celebrou o apoio do Estado para a construção do Centro de Convivência. “É fundamental, pois sem essa ajuda não conseguiríamos recursos para executar a obra. Esse espaço vai atender as pessoas da terceira idade, funcionando como um centro-dia. O pessoal poderá ir até lá para fazer exercícios, participar de atividades físicas. É um espaço de integração e entretenimento dos idosos”, disse. “Não é uma obra qualquer, é algo que vai impactar muito a vida das pessoas.”

Foto: Ari Dias/AEN

AMIGO DA PESSOA IDOSA – Tanto os centros de convivência quanto as Cidades do Idoso e Complexos atendem aos objetivos do Programa Paraná Amigo da Pessoa Idosa, como o de criar oportunidades para a participação cultural, econômica, política e social da terceira idade; promover atividades culturais, esportivas e de lazer adaptadas aos interesses e necessidades da pessoa idosa, visando à inclusão social e ao estímulo à vida ativa; e fomentar o desenvolvimento de espaços públicos de convívio intergeracional, com estrutura adequada para o acesso e permanência da população idosa.

Em agosto deste ano, o governador Carlos Massa Ratinho Junior e a secretária Leandre receberam em Washington D.C., capital dos Estados Unidos, o reconhecimento do Paraná como referência mundial em políticas para idosos, oferecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), braço da Organização das Nações Unidas (ONU).

O Paraná se tornou membro afiliado da Rede Global de Cidades e Comunidades Amigas das Pessoas Idosas da Organização Pan-Americana da Saúde e Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), fazendo parte de um grupo de países, estados e cidades reconhecidos pela eficiência dos seus programas e experiências para tornar os ambientes urbanos mais acolhedores, seguros e acessíveis para todas as idades. 

A filiação à rede se deu por conta de uma série de políticas que vêm sendo conduzidas pelo Estado, coordenadas pela Semipi. Entre os programas estão as parcerias estratégicas com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para qualificação de cuidadores, fortalecimento da rede de proteção social, capacitação continuada de profissionais e construção de moradias adaptadas.

O Governo do Estado também conta com o projeto do Condomínio do Idoso, que oferece moradia para a terceira idade, que por sua vez pagam um aluguel social equivalente a 15% de um salário-mínimo nacional e residem no local o tempo que desejarem. Cinco unidades já foram entregues dentro de um pacote de 32 planejadas, que se encontram em fases de construção, licitação ou projetos.

Outra iniciativa pioneira é o financiamento imobiliário para idosos, dentro do programa Casa Fácil Paraná Terceira Idade. O Governo do Estado reservou R$ 80 milhões para que idosos com renda de até quatro salários-mínimos possam custear até R$ 80 mil nos valores de entrada de imóveis, reduzindo o tempo de financiamento, um dos entraves para liberação de crédito para esse público.

PRESENÇAS – Participaram da liberação de recursos o líder do Governo na Assembleia Legislativa, Hussein Bakri; os deputados estaduais Gugu Bueno, Ademar Traiano e Luiz Fernando Guerra; e a superintendente do Paranacidade, Camila Mileke Scucato.

Fonte: AEN PR

IMPRESSO

Outros Posts

Arraiá de 'seo' Zico Borghi acontece nesta terça-feira
Maringá

Frio, fogueira, quentão e bailão com Tercílio Men: é o São João do seo Zico Borghi

23 de junho de 2026
Crédito: Arquivo/Cristiano Martinez
Cultura

Mari Tenório tem nova apresentação do ‘Afro-Sambas’ no Convite à Música em Maringá

23 de junho de 2026
Foto: Luis Fenando Amorim/Caxias EC.
Esportes

Empate fora de casa deixa Maringá FC próximo de alcançar primeiro objetivo

23 de junho de 2026
Feira Ação Paraná acontece durante três dias no Terminal Urbano de Maringá
Maringá

Ação Paraná começa quinta-feira no Terminal de Maringá com serviços gratuitos à comunidade

23 de junho de 2026
Acontece nesta terça-feira o Dia de Campo da Cocamar e Sicredi Dexis na UDT de Floresta
Região

Cocamar e Sicredi realizam Dia de Campo em Floresta para apresentar novas tecnologias

23 de junho de 2026
Hemocentro de Maringá convoca a população a doar sangue no período do inverno
Maringá

Com baixa nos estoques de sangue no período frio, Hemocentro de Maringá convoca população a doar

23 de junho de 2026
  • Impresso
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Publicações Legais
  • Quem Somos

Editora Dia a Dia – O Maringá

CNPJ: 31.722.654/0001-52
ENDEREÇO: Estácio de Sá, 1251,
Zona 2 CEP: 87005-120
(44) 3305-5461

© 2026 O Maringá - O Jornal a serviço de Maringá e região.

No Result
View All Result
  • Home
  • Maringá
  • Economia
  • Colunas
  • Jornal Impresso
  • Mercado
  • Cartões
  • Cripto
  • Investimentos
  • Contas Digitais
  • Finanças
  • Benefícios
  • Outros
    • Publicações Legais
    • Fale Conosco
    • Quem Somos

© 2026 O Maringá - Todos Os Direitos Reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.