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Com temporal, 65 mil imóveis ficam sem energia elétrica neste sábado (7), em Maringá; abastecimento de água é afetado

Por Cristiano Monteiro Martinez
8 de outubro de 2023
Árvores foram derrubadas por ventos de até 6o km/h (Crédito: Cristiano Martinez)

Árvores foram derrubadas por ventos de até 6o km/h (Crédito: Cristiano Martinez)

O temporal que passou por Maringá na tarde deste sábado, 7 de outubro, provocou queda de árvores e interrompeu o fornecimento de energia elétrica em pelo menos 65 mil imóveis, conforme informações da Copel.

A zona norte da cidade foi a região mais afetada. A empresa informou que atua com 45 equipes na cidade. Neste domingo, 8, mais 20 equipes de reforço vindas de Curitiba, Cianorte, Cascavel, Ubiratã, Umuarama, Altônia, Loanda e Paranavaí trabalharão para restabelecer a energia na cidade.

Esse vendaval, com ventos de até R$ 60 km/h e chuva de granizo, conforme dados do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), também prejudicou o abastecimento de água na cidade. É que a falta de energia elétrica afetou a estação da Sanepar. Segundo a companhia, os reservatórios já estavam com níveis baixos devido ao calor durante o dia e o fornecimento de água estará prejudicado neste domingo, 8. A Sanepar orienta que a população utilize a água com racionalidade.

“Em resposta a essa situação, a Prefeitura de Maringá, sob a liderança do prefeito Ulisses Maia, agiu rapidamente, instaurando o Gabinete de Gestão de Crises, sob a coordenação do secretário de Segurança, Ivan Quartaroli. O objetivo principal é coordenar todas as operações de resposta à emergência”, diz a Prefeitura, em comunicado à imprensa.

Mais de 250 servidores municipais trabalham desde o temporal, para realizar a limpeza e desobstrução das vias públicas, além de prestar assistência às famílias impactadas. As equipes envolvidas representam diversas secretarias e órgãos, incluindo a Selurb (Secretaria de Limpeza Urbana), Seinfra (Secretaria de Infraestrutura), Semob (Secretaria de Mobilidade Urbana), a Secretaria de Segurança, SAS (Assistência Social), IAM (Instituto Ambiental de Maringá), Guarda Civil Municipal, Defesa Civil, Copel e Corpo de Bombeiros.

Crédito: Cristiano Martinez

Saúde
O Pronto Atendimento à Criança (PAC) no Jardim Alvorada teve seu atendimento temporariamente suspenso devido à falta de energia elétrica, com pacientes sendo transferidos para outras unidades. O atendimento pediátrico está ocorrendo na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Sul, aguardando a manutenção na rede elétrica para retomar os atendimentos.

A Upa Zona Norte está operando com geradores, mas não pode realizar exames de raio-x. Além disso, cinco Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estão sem energia elétrica, com vacinas já transferidas para a Secretaria Municipal de Saúde para evitar perdas.

Escolas
Cerca de 30 unidades escolares estão sem energia no momento, com esforços em andamento para verificar quais pontos tiveram a energia restabelecida. A Secretaria de Educação também planeja o recolhimento e armazenamento de alimentos congelados, como carnes e picolés, que seriam distribuídos nas escolas para o Dia das Crianças.

Monitoramento
A Prefeitura de Maringá continua a monitorar a situação e trabalhar em parceria com o Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Copel para restabelecer a normalidade na cidade e fornecer assistência à comunidade afetada pelo temporal.

Para informações atualizadas e orientações adicionais, a população pode acompanhar os canais oficiais de comunicação da Prefeitura de Maringá.

Atendimento

  • Em casos de emergência com risco de morte, a população deve ligar para o número 193, do Corpo de Bombeiros.
  • Para a remoção de árvores e galhos, os moradores podem registrar solicitações através do aplicativo 156 ou pelo site da Prefeitura.
  • Pessoas que tiveram as casas destelhadas podem obter lonas na sede da Defesa Civil, localizada na Avenida Cerro Azul, nº 2990, Jardim Universo. O telefone para contato é (44) 99103-8319.
  • Em casos de encontrar pessoas em situação de rua, a população pode acionar o serviço de abordagem social, que funciona 24 horas, através do telefone (44) 99103-5661.

Com informações da Secom/Pref. Maringá

Tags: CopelDestaqueEnergia elétricaMaringáPrefeitura de MaringáSaneparTemporal

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