A secretária de Cultura do Paraná Luciana Casagrande Pereira cumpriu agenda em Maringá, na quarta-feira, 3 de julho, para inaugurar o escritório do Núcleo Regional de Cultura do Noroeste. Coordenado por Cezar Felipe Cardozo Farias, trata-se de escritório localizado na Biblioteca Central da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Emocionada, a secretária disse que a recepção em Maringá funcionou como um “remédio”, pois havia amanhecido mal de saúde, estava doente, e planejava apenas ler seu discurso, para evitar erros. Mas o ânimo voltou e a fala saiu naturalmente, na linha.
A agenda de Luciana Casagrande Pereira é intensa nesta semana, com inaugurações dos Núcleos Regionais de Cultura em sete universidades, nas suas respectivas macrorregiões.
A expectativa é de sua volta mais vezes a Maringá, repetindo visitas como aquela da Festa Literária Internacional de Maringá (Flim), em 2023.
Autoridades
Em Maringá, a cerimônia contou com a presença de autoridades locais, caso do reitor da UEM, Leandro Vanalli, e de sua vice Gisele Mendes. Além do secretário municipal de Cultura Paulinho Schoffen; e de ex-titulares da pasta, como Victor Simião e Miguel Fernando. Aliás, estes dois últimos são pré-candidados a vereador.
BPP
Uma das figuras presentes ao evento em Maringá era o diretor da Biblioteca Pública do Paraná (BPP), Luiz Felipe Leprevost. Ele é escritor, músico e um dos nomes de proa da cena cultural de Curitiba. Simpático e atencioso, conversou com a reportagem de O Maringá. Um dos assuntos foi o jornal “Cândido”, publicação mantida pela BPP e que chega aos quatro cantos do Estado. Jornal de literatura com assuntos de repercussão em suas páginas.
Imprensa
O jornal O Maringá foi um dos veículos que fez a cobertura da inauguração do NRC do Noroeste, na UEM. A cultura e suas políticas públicas é uma das frentes do jornal em Maringá, tanto no digital quanto no impresso.
Scabora
A futura candidatura de Edson Scabora ao Paço Municipal ganha força no grupo comandado pelo prefeito Ulisses Maia. Neste exato momento, não tem outro nome para a disputa com a chancela do atual prefs.
Scabora 2
Neste sábado, 6 de julho, está agendado o lançamento da pré-candidatura de Scabora, no Parque de Exposições, às 10h. O movimento é chamado de “#Bora Scabora”, em trocadilho com o nome do atual vice-prefeito da Cidade Canção.
Fiação elétrica
Na sessão ordinária desta quinta-feira, 4 de julho, os vereadores de Maringá analisaram sete projetos e 15 requerimentos de informação ao Executivo. O destaque foi a aprovação, por 14 votos, do substitutivo ao projeto de lei 16.338/2022, de autoria da vereadora Ana Lúcia Rodrigues, instituindo diretrizes para a execução da Política Municipal de Transição e Substituição das Redes Aéreas de Fiação Elétrica, de Telecomunicações e de Dados por Redes de Fiação Subterrâneas no Município de Maringá.
Fiação elétrica 2
A proposta é que seja gradativa a substituição aérea por subterrânea das redes de distribuição de energia elétrica, telefonia, comunicação de dados via fibra óptica, de televisão a cabo e quaisquer outros tipos de redes de transmissão telemática. Entre os objetivos estão, por exemplo, primar pela segurança da população considerando a ocorrência de eventos climáticos adversos; evitar os prejuízos e transtornos decorrentes da interrupção dos diversos tipos de serviços de transmissão e minimizar os impactos negativos que podem ser gerados à arborização urbana do município quando houver serviços de manutenção das redes de cabeamento aéreos.