Ninguém dúvida que passar horas e horas seguidas ” conectadas”, faz parte do cotidiano de muitas pessoas hoje em dia. Uma vez que, usar o computador ou o celular virou hábito. Esses pequenos instrumentos servem para infinitas atividades, reúne muitas funções durante o dia. Nos acompanha em muitas situações, pela facilidade de transporte, vão desde o banheiro até às reuniões de negócios. E assim, se tornou companheiro inseparável. Porém, objeto de muitas pesquisas. Esse estilo de vida provoca muitos problemas, tanto de saúde física como saúde mental ou melhor dizendo, relacional, isso a usuários de qualquer idade podendo atingir de criança a idosos.
Cientistas
Da Stellenbosh University de Tygerberg da Africa do Sul, observou o que acontecia com um grupo de 1.073 estudantes com idade média de 16 anos, dos quais 48% frequentam escolas onde se usa regularmente o computador durante 8 horas e meia por semana ou mais. De acordo com os resultados da pesquisa 16% de quem passa menos de cinco horas diante do computador sofre de distúrbios no pescoço e dores musculares e dores de cabeça.
A Nokia celulares, também constatou que os americanos checam o celular em média 150 vezes por dia, o que dá uma vez a cada 6 minutos. E, cada brasileiro gasta três horas e trinta e nove minutos ir dia no celular. Ficou provado que a mera presença do celular, mesmo desligado, afeta a capacidade de raciocínio das pessoas. Talvez essa situação esteja contribuindo para as pessoas se tornarem mais impacientes, menos concentradas e com dificuldade de manter o foco em outras atividades.
Mal uso do celular
Esse inocente aparelhinho, (celular) pode ainda causar dores nas mãos, no ombro, no punho, criar papadas, rugas e ainda prejudicar o sono.
Horas a fio de cabeça baixa, olhos fixos no celular e dedos deslizando sobre a tela, alternando entre Whatsapp e as redes sociais, é assim que muitas pessoas passam boa parte do dia, difícil é desliga-lo.
Whatsappinite
Consiste como resultado da dupla: Homem / celular, é um tipo de inflamação nos tendões, ocasionadas por movimentos repetitivos.
Segundo o ortopedista Carlos César Vassalo ( MG), esse é um problema crescente na sociedade moderna, que pode limitar os jovens nos estudos e outras atividades.
Como evitar
Fortalecer e alongar a musculatura são os exercícios mais indicados pelos fisioterapeutas, ortopedista de profissionais da saúde. Adotar postura neutra e procurar não passar muito tempo na mesma posição, ou seja com a cabeça inclinada para baixo ao utilizar o computador ou smartphone
O Sono
Também esse é bastante prejudicado quando o uso de um desses aparelhos é usado em excesso. O sono é a fonte da vida, é a bateria que recarrega nossa energia do dia a dia.
Ele prescisa ter qualidade como: horários regulares, locais limpos, escuros e arejados e livres de barulhos. O colchão e o travesseiro devem ser adequados, procurar não ingerir refrigerante, café ou álcool perto do horário de dormir, evitar comidas pesadas e gordurosas, e ainda, se possível, evitar fumar.
Essa Era
A vida OnLine que estamos vivenciado, tem também seu lado positivo; as pessoas nunca leram tanto escreveram tanto como agora, coisas mais resumidas e abreviadas em seus smartphones, será essa a evolução tecnológica que afirmam alguns?
Tudo está e transformação, a história nos mostra que tudo muda a todo o tempo, essa Era pode parecer desesperadora para alguns, mas o que nos conforta é saber que a inteligência humana continua viva e bem guardada dentro de nossas cabeças.