A colheita da segunda safra de milho 2025/26 começou a ganhar ritmo mais intenso no Estado, conforme informações do relatório semanal do Departamento de Economia Rural (Deral). Os trabalhos já alcançaram 10% dos mais de 2,9 milhões de hectares cultivados neste ciclo, ante 5% na semana anterior.
Da área ainda a ser colhida, a maior parte das lavouras encontra-se em fase de maturação (61%), enquanto os 39% restantes permanecem em frutificação.
Em comparação com as duas últimas safras, a colheita está relativamente atrasada. No mesmo período de 2025, os trabalhos já haviam superado 29% da área cultivada, enquanto em 2024, de forma atípica, o percentual alcançava 66%.
Do ponto de vista do planejamento do produtor, a concentração da colheita nos meses de julho e agosto não deve gerar gargalos relevantes.








