IMPRESSO
Maringá
  • HomeM
  • Maringá
  • Economia
    • Mercado
    • Benefícios
    • Cartões
    • Investimentos
    • Contas Digitais
    • Cripto
  • Região
  • Esportes
  • Finanças
  • Colunas
  • Publicações Legais
Maringá
No Result
View All Result

Caminhão da SOS Mata Atlântica marca implantação do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica

Por Redação 2 O Maringá
26 de dezembro de 2024

Notícias em Destaque

Caminhão da SOS Mata Atlântica marca implantação do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica

     O projeto “A Mata Atlântica é aqui – exposição itinerante do cidadão atuante”, da Fundação SOS Mata Atlântica, estará em Maringá nesta terça-feira (29), para marcar a implantação do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica. Maringá será o segundo município do Brasil a implantar um plano de recuperação da Mata Atlântica, existente apenas de João Pessoa, capital da Paraíba.
     O Plano será apresentado em Audiência Pública na quarta-feira, 30 de novembro, trazendo a Maringá o diretor de mobilização da Fundação SOS Mata Atlântica, Mário César Mantovani; a secretária de Meio Ambiente de João Pessoa, Lígia Tavares; e o deputado Luiz Eduardo Cheida, presidente da Comissão de Ecologia e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Paraná; entre outras autoridades e ambientalistas.
      O caminhão da SOS Mata Atlântica, totalmente adaptado pela ONG para a exposição “A Mata Atlântica é aqui”, estará das 9h às 16h, na Praça Renato Celidônio (ao lado da Prefeitura), e aberto a todos os interessados. A exposição foi lançada em 2009 para levar informações sobre a Mata Atlântica a todas as regiões onde o bioma ocorre.
      O caminhão, com uma equipe de biólogos e educadores ambientais apresenta, através de atividades lúdicas e gratuitas, como e por que a população deve conservar o bioma. O objetivo é disseminar informações sobre a importância da Mata Atlântica e a influência dela na vida das pessoas, estimulando a criação de novos agentes multiplicadores em defesa da causa ambiental.
      O objetivo é mostrar o relacionamento que as pessoas têm com o meio ambiente, mesmo em grandes cidades, e com isso incentivar a adoção de pequenas ações que fazem toda a diferença. O tema água é o destaque, já que ela está presente no dia a dia de todos nós, e está totalmente ligada a preservação das florestas.
      O piso da exposição representa um rio, e todas as atividades do projeto são desenvolvidas em seu curso. Ao final a visita desce por um escorregador, que representa uma cachoeira, e assim “segue” o curso da água e vai para sua casa levando todo o conhecimento que adquiriu no caminhão.
      A exposição conta com o patrocínio de Bradesco Cartões, Natura e Volkswagen Caminhões e Ônibus, e apoio local da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Maringá. Escolas e grupos interessados podem realizar visitas monitoradas. O caminhão conta com uma estrutura própria para receber deficientes físicos.
 Plano Municipal
       Na quarta-feira, a Secretaria de Meio Ambiente promove Audiência Pública para apresentar o Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica, elaborado em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, com colaboração do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Condema). O Plano, que estabelece as diretrizes para a conservação, recuperação e manejo da Mata Atlântica no município, será apresentado às 9 horas, no Auditório Hélio Moreira.
       Elaborado com base na Lei Federal nº 11.428/06, o Plano visa realizar diagnóstico, classificação e mapeamento das áreas verdes do município, indicando os trechos prioritários para conservação, recuperação ambiental e aquelas destinadas a urbanização sustentável. O trabalho visa também a criação de novas unidades de conservação.
      Entra no estudo ainda a conservação, preservação e recuperação dos corpos hídricos do município, com prioridade para as áreas de mananciais de abastecimento público. Na zona urbana, o Plano inclui a revisão do Projeto de Arborização, assegurando a conservação das árvores existentes e a revitalização do verde das áreas públicas.
      As etapas de execução do Plano começam com os diagnósticos ambientais das áreas verdes do município, mapeamento dos remanescentes e classificação de acordo com sua relevância biológica. O trabalho inclui ainda a preservação das áreas de reserva legal à margem esquerda da Bacia do Rio Pirapó, que abastece Maringá.
       A Mata Atlântica está entre os ecossistemas mais ricos da biodiversidade, abrigando mais de 60% de todas as espécies terrestres do planeta. Esse importante bioma está entre os mais ameaçados não apenas no Brasil, como também em outros países. A exploração de recursos eliminou a maioria dos ecossistemas naturais, restando menos de 8% da extensão original de floresta, distribuído em dezenas de milhares de pequenos fragmentos.
       A Lei da Mata Atlântica – 11.428/06, aprovada em dezembro de 2006 depois de 14 anos tramitando no Congresso Nacional, deverá garantir a conservação da vegetação nativa remanescente através de critérios de utilização e proteção, considerando a vegetação primária e os estágios secundário inicial, médio e avançado na regeneração.

Outras Notícias

[ad_2]
Fonte: Prefeitura de Maringá – Arquivo
Jornal O Maringá

Tags: AtlânticacaminhãoCONSERVAÇÃOimplantaçãomarcamataMunicipalplanoRecuperaçãoSOS

IMPRESSO

Outros Posts

Programa Cola aí, Juventude! contempla 10 sugestões apresentadas no Orçamento Participativo Jovem
Maringá

Conheça os projetos selecionados no programa Cola aí, Juventude!, lançado nesta quarta

24 de junho de 2026
7º Fórum de Políticas sobre Drogas, nesta sexta, vai discutir Dependências Digitais: Laços e Perigos Reais
Maringá

Maringá realiza sexta-feira fóruns para debater políticas sobre drogas e as dependências digitais

24 de junho de 2026
Foto: Divulgação;PMM.
Esportes

Timão pode fazer jogo amistoso com Maringá FC no Willie Davids; dirigentes devem confirmar nesta quinta-feira.

24 de junho de 2026
Crédito: Cristiano Martinez
Cultura

‘Somos Pankararu’, cantou Gean Ramos Pankararu no Sesc Maringá

24 de junho de 2026
Crédito: Framesbr
Esportes

Maratona Internacional de Maringá alcança 5 mil inscritos em menos de 24 horas

24 de junho de 2026
Bless cresce vertiginosamente e disputa mercado com grandes operadoras de internet
Maringá

Pradella e Bless disputam mercado com grandes operadoras de internet

24 de junho de 2026
  • Impresso
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Publicações Legais
  • Quem Somos

Editora Dia a Dia – O Maringá

CNPJ: 31.722.654/0001-52
ENDEREÇO: Estácio de Sá, 1251,
Zona 2 CEP: 87005-120
(44) 3305-5461

© 2026 O Maringá - O Jornal a serviço de Maringá e região.

No Result
View All Result
  • Home
  • Maringá
  • Economia
  • Colunas
  • Jornal Impresso
  • Mercado
  • Cartões
  • Cripto
  • Investimentos
  • Contas Digitais
  • Finanças
  • Benefícios
  • Outros
    • Publicações Legais
    • Fale Conosco
    • Quem Somos

© 2026 O Maringá - Todos Os Direitos Reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.