Clássico álbum dos Titãs entra na lista de obras literárias do Vestibular da UEL

0000 titas cabeca dinossauro Copia

Detalhe da capa do disco dos Titãs (Crédito: Reprodução)

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

A Coordenadoria de Processos Seletivos da Universidade Estadual de Londrina (Cops/UEL) divulgou nesta segunda-feira, 25 de março, a lista de obras literárias indicadas para o Vestibular de 2025.

A grande novidade é a inclusão de um álbum musical. Trata-se de “Cabeça Dinossauro” (1986, WEA), um clássico do RockBR gravado pela banda Titãs.

O então octeto paulistano fez esse disco com uma pegada mais pesada, deixando de lado a onda new wave de canções como “Sonífera Ilha”, com a qual havia se lançado dois anos antes, para adentrar um universo mais underground.

Assim, “Cabeça Dinossauro” é repleto de crítica ácida a instituições, caso da religião (canção “Igreja”), capitalismo (“Homem primata”), força policial (“Polícia”) e o próprio estado (“Estado violência”).

O álbum produzido por Liminha, Vitor Farias e Pena Schmidt abre com a faixa-título, que é uma leitura da ancestralidade em tempos violentos. Destaque também para a provocativa e proibida “Bichos Escrotos” e a nada familiar “Família”.

Capa do disco (Crédito: Reprodução)

A lista da UEL ainda tem:

  1. “O rei da vela” – Oswald de Andrade;
  2. “O seminarista” – Bernardo Guimarães;
  3. “Niketche” – Paulina Chiziane;
  4. “Torto arado” – Itamar Vieira Junior;
  5. “Melhores poemas” – Fernando Pessoa;
  6. “Chove sobre minha infância” – Miguel Sanches Neto;
  7. “Cartas chilenas” – Tomás Antônio Gonzaga.

Segundo a professora Sandra Garcia, da Cops, por conta do processo de mudança no vestibular, este ano excepcionalmente serão cobradas parte das obras dos concursos anteriores, acrescendo o álbum musical. Na sexta-feira passada, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) aprovou a resolução que oficializa as mudanças que serão implantadas, conforme informações de “O Perobal”.

Sucesso de crítica e público, com 800 mil exemplares vendidos, também está na lista (Crédito: Reprodução)

Provas do Vestibular 2025
O Vestibular 2025 será realizado nos dias 17 e 18 de novembro, em fase única, com dois dias de provas. Para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Design de Moda, Design Gráfico e Música será realizada prova de habilidades específicas, no dia 29 de setembro.

No primeiro dia, 17 de novembro, será aplicada a prova de Conhecimentos Gerais, com 60 questões de múltipla escolha, incluindo as disciplinas de Artes, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Portuguesa e Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Matemática e Química.

No segundo dia (18 de novembro), os candidatos realizarão a prova de Redação e a prova discursiva de Conhecimentos Específicos, sendo duas indicadas pelos Colegiados de cada um dos 53 cursos e uma terceira de Sociologia, comum a todos. A prova de Redação terá valor de 30% do total e será composta de, no máximo, duas propostas a partir das quais os candidatos deverão produzir textos.

Outra modificação aprovada é que a UEL oferecerá somente inglês e espanhol como língua estrangeira. O concurso será centralizado em Londrina. As alterações são consequência da avaliação do Processo Seletivo Vestibular e dos possíveis impactos da reforma do Ensino Médio. Para chegar à nova proposta, a Universidade instituiu um grupo de especialistas que utilizou uma metodologia que incluiu debates sobre a reforma do ensino, consulta à comunidade interna e externa e uma avaliação qualitativa sobre o atual modelo de Vestibular.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile