João Donato deixa legado musical de mais de 442 composições e 718 gravações, segundo o Ecad

Cantor, compositor, multi-instrumentista e arranjador, Donato era um dos importantes representantes da Música Popular Brasileira e da Bossa Nova

piano

Crédito: Ilustrativa/Unplash

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Morto nesta segunda-feira, 17 de julho, aos 88 anos de idade, João Donato marcou a música popular brasileira pelo seu trabalho como cantor, compositor, multi-instrumentista e arranjador.

Segundo o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), que lamentou profundamente a perda, Donato deixa como legado musical mais de 442 composições e 718 gravações cadastradas na gestão coletiva da música no Brasil.

O artista era um dos importantes representantes da Música Popular Brasileira e da Bossa Nova. “Neste momento de muita tristeza, o Ecad se solidariza com familiares e amigos”, diz o órgão.

Segundo o Ecad, “A rã”, uma parceria com Caetano Veloso, foi a música de sua autoria mais regravada. No ranking das mais tocadas nos últimos 10 anos no Brasil nos principais segmentos de execução pública, a liderança ficou com “A paz”, composição em parceria com Gilberto Gil.

A Lei dos Direitos Autorais (9.610/98) determina que os herdeiros de João Donato continuarão a receber os rendimentos em direitos autorais por suas obras musicais por 70 anos após sua morte (ou de autores parceiros, no caso de músicas feitas em parcerias).

– Ranking das músicas de autoria de João Donato mais regravadas:

Fonte: Ecad

Ranking das músicas de João Donato mais tocadas nos últimos 10 anos no Brasil nos principais segmentos de execução pública (Rádio, Shows, Sonorização Ambiental, Música ao Vivo, Casas de Festas e Diversão, Carnaval e Festa Junina):

Fonte: Ecad

Texto com informações do Ecad

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile