A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria da Cultura, realizou na quarta-feira, 25 junho, uma audiência pública sobre Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB).
O objetivo foi dialogar com artistas, agentes culturais e a comunidade em geral sobre a aplicação dos recursos recebidos pelo município para fomento à cultura, por meio do programa do Governo Federal.
“Maringá foi contemplada com o valor de R$ 2,6 milhões por meio da PNAB, instituída pela Lei nº 14.399/2022. Os recursos serão destinados ao fortalecimento de políticas públicas culturais, apoio a projetos e aquisição de materiais. Durante a audiência, os participantes discutiram a destinação dos valores para diferentes ações, com foco no fomento à produção cultural local”, informa a Prefeitura.
Durante o encontro, o secretário de Cultura, Tiago Valenciano, também apresentou o projeto ‘Pé na Estrada’, uma iniciativa do município que promove a circulação de artistas e produções culturais de Maringá pelo Paraná, pelo Brasil e até no exterior.
Valenciano destacou que “a audiência é uma construção coletiva e democrática para podermos criar instrumentos voltados para atender a população de Maringá e os anseios da classe artística”, disse via PMM.
Para o servidor da Secretaria de Cultura, Bruno Reis, “é muito importante fazer essa escuta ativa para entender a demanda da população e da classe artística para aplicar os recursos na área cultural”.