Em uma iniciativa de mobilização realizada pela vereadora Professora Ana Lúcia (PDT), aconteceu nesta sexta-feira, 6, a entrega de cobertores ao Centro POP de Maringá, que é o Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua. O trabalho liderado pela vereadora desde o início da semana desencadeou uma rede de solidariedade que resultou em 100 unidades doadas pela Uningá.
A vereadora aproveitou a oportunidade para agradecer as doações e destacar o empenho dos servidores do Centro Pop, que a despeito da falta de estrutura ideal, continuam empenhados e comprometidos para oferecer o atendimento mais adequado à população mais vulnerável.
A parlamentar também chamou à reflexão sobre atuação da Prefeitura, nas operações coordenadas pela segurança pública municipal na abordagem às pessoas em situação de rua, que adotam a política de espalhamento e não resolvem o complexo problema dessas pessoas.
De acordo com os resultados divulgados na imprensa da última ação realizada nesta semana, 35 pessoas em situação de rua foram abordadas, sendo que deste total, 3 foram identificados com o envolvimento em algum tipo de delito e os demais 32 receberam orientação ou encaminhamento para o Centro POP.
Segundo a Professora Ana Lúcia, “de forma deliberada e sensacionalista a Prefeitura divulga as fotos da operação com viaturas, pessoas de costas encostadas na parede, com as mãos na cabeça, de forma a induzir a população a ter a sensação de que alguma coisa está sendo feita, mas, na verdade, essas pessoas estão sendo empurradas de um canto para o outro e por fim, não mostra o que foi feito com as demais 32 pessoas abordadas, ou melhor, o que não foi feito. Esconder as mazelas não ajuda a resolver o problema. Enquanto nada é feito, eles continuam precisando de cobertores, alimentação e o atendimento digno para superar a situação de vulnerabilidade em que se encontram”.
A campanha continua e a entrega das doações de cobertores pode ser feita de segunda a sexta, das 8 às 17 horas, no Centro POP, que fica na Rua Tenente Afonso Pinheiro Camargo, 321, na Vila Progresso.
Veja também