A Colônia Penal Industrial de Maringá (CPIM) recebeu uma palestra educativa sobre o combate à violência contra a mulher, na última quinta-feira, 28, iniciativa da Patrulha Maria da Penha, por meio do Programa Mulher Segura, da Secretaria da Segurança Pública do Paraná. O evento reuniu servidores administrativos, policiais penais do Complexo Penitenciário de Maringá e policiais militares das cidades de Maringá e Sarandi.
A palestra foi ministrada pelas cabos Daniela Arouca e Fernanda Souza, junto com o sargento Marcelo Fernandes Trindade e o soldado Abner Manoel da Silva, todos do 4º Batalhão da Polícia Militar de Maringá.
O evento destacou o ciclo da violência e os diferentes tipos de agressão, além de reforçar a importância da atuação conjunta da sociedade no enfrentamento dessa realidade.
O diretor da Regional Administrativa da Polícia Penal do Paraná em Maringá, Júlio César Vicente Franco, reiterou a importância da iniciativa e a prontidão em apoiar ações desse tipo. “É fundamental abrir espaço para debates tão urgentes e necessários como o enfrentamento à violência contra a mulher. Acolher essa palestra em nossa Regional demonstra o compromisso da Polícia Penal com a conscientização e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, afirmou.
Já o vice-diretor da CPIM, Vitor Tadeu Scaramella, reforçou a relevância de discutir a violência contra a mulher no contexto penitenciário. “Trazer esse tipo de ação para dentro da PPPR é indispensável, pois essas discussões não impactam apenas a sociedade, mas também os profissionais que lidam diariamente com a segurança e ressocialização de pessoas privadas de liberdade. Para os policiais penais, essas palestras são extremamente valiosas, já que muitos enfrentam situações relacionadas à violência de gênero em seu dia a dia de trabalho. É uma oportunidade de aprimorar o conhecimento e melhorar a abordagem nesses casos”, disse.
O papel do Programa Mulher Segura – O Programa Mulher Segura, do qual a Patrulha Maria da Penha faz parte, é uma iniciativa da Secretaria de Segurança Pública do Paraná, com o objetivo de fortalecer o combate à violência doméstica e o feminicídio em todo o Estado. O foco é ampliar a proteção às mulheres em situação de violência doméstica, oferecendo suporte às vítimas e monitorando os agressores por meio de medidas protetivas. Iniciativas como palestras e ações educativas são estratégias da ação para promover a conscientização e fortalecer o combate à violência de gênero.