Feira de Trocas é realizada em Maringá para apoiar famílias indígenas

Feira de Trocas é realizada em Maringá para apoiar famílias indígenas

Foto: divulgação

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Nesta quinta-feira (26) será realizada a Feira de Trocas, organizada pela Prefeitura de Maringá, por meio da Casa do Índio da Secretaria de Assistência Social, com o apoio da Associação Indigenista (Assindi).

Vários artesãos da etnia Kaingang estarão realizando a troca de cestos confeccionados à mão por um quilo de alimento não perecível, a partir das 17h na Praça de Todos os Santos (Teatro Reviver Magó) em Maringá.

A arte representada na cestaria Kaingang é um resgate da cultura indígena e de sua história, mantendo as tradições na produção de seus produtos com a utilização de técnicas e matérias-primas naturais que são usados como decoração e utilitários.

Cerca de 40 indígenas participarão da Feira de Trocas, sendo 20 da Casa do Índio e a mesma quantia de participantes do projeto Assindi.

Segundo a psicóloga Marina Silva, da Associação Indigenista (Assindi) os produtos são sustentáveis, feitos à mão com elementos da natureza, como os cestos confeccionados com a taquara (tipo de bambu), que pode ser tingido com tinta de jenipapo, produzida na aldeia.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Sandra Jacovós, a situação de vulnerabilidade de muitas pessoas se agravou com a pandemia, o que também aconteceu com as famílias indígenas. “O município recebe frequentemente essa população que tem seu sustento baseado na venda de artesanato nas ruas da cidade. Como a comercialização dos produtos baixou, ela precisa do nosso apoio”, ressaltou.

Obs: troque um quilo de alimento não perecível pelos cestos criativos Kaingang. Horário de atendimento: a partir das 17h às 22h na Praça de Todos os Santos (Teatro Reviver Magó) em Maringá.

Para maiores informações ligue para Casa do Índio (44) 3901-1970 ou Assindi Maringá (44) 3224-7117.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile