Entra em primeira discussão na sessão ordinária desta terça, 11, na Câmara de Vereadores o Projeto de Lei nº 16.558/2022, com o objetivo de instituir como feriado municipal em Maringá o dia 20 de novembro, Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. A proposta é reconhecer a data como um dia de ações afirmativas e de reflexão sobre racismo e preconceito, com a finalidade de superá-los.
De autoria dos vereadores Belino Bravin (PPSD), Doutor Manoel Sobrinho (PL), Adriano Bacurau (Rede) e Professora Ana Lúcia (PPPDT), o Projeto de Lei recebe o apoio de mais de 100 entidades. O documento favorável à aprovação da proposta de lei, protocolado na Câmara no dia 2 de julho já com assinatura de 75 entidades, continua recebendo adesões de lideranças comunitárias e religiosas, coletivos, movimentos, núcleos de pesquisa, órgãos, partidos, deputados federais e estaduais.
A campanha “#DIGOSIM pelo Feriado da Consciência Negra!” segue nas redes sociais mobilizando o público sobre a importância da instituição do feriado como uma oportunidade de reconhecimento da história e da resistência do povo negro que também construiu Maringá; de valorizar a cultura afro-brasileira com a promoção de feiras, exposições e outros eventos que movimentam a economia local e contribuir para elaboração, fortalecimento e ampliação das políticas públicas para população negra.