Nova oportunidade para conferir a exposição “A Forma do Inconsciente”, da artista visual Joseane Bornelli. A mostra está na Biblioteca Central dos Estudantes (BCE) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e segue até o dia 15 de agosto. A promoção é da Diretoria de Cultura (DCU).
Inspirada nos estudos de Nise da Silveira e nas obras de Arthur Bispo do Rosário e Yayoi Kusama, Joseane apresenta uma série de 11 esculturas em cerâmica que exploram questões psicológicas por meio de bustos expressivos, retratando diferentes estados emocionais.
“Quis retratar, por meio das esculturas, os principais transtornos descritos na literatura médica: psicose, loucura, medo, depressão, alucinação… Como forma de chamar a atenção do público”, resumiu a artista.
Movida pela relação entre arte e saúde mental, a Joseane destaca a capacidade da arte de canalizar conflitos e medos: “Como arteterapeuta, meu principal papel é estimular e utilizar a arte como ferramenta terapêutica para auxiliar as pessoas a expressar sentimentos e experiências, tanto boas como ruins. De certa forma, é também o que faço nas minhas peças…”
A visitação segue o horário de funcionamento da BCE e é aberta a todos os públicos.
Veja também
- Arena Sustentável é adiada para julho devido à previsão de chuvas
- Voepass, que atuou em Maringá, é banida pela Anac devido a voos sem manutenção