Das 97 pessoas em situação de rua abordadas pela prefeitura no primeiro dia da Operação Inverno, segunda-feira, 23, apenas cinco aceitaram o acolhimento oferecido pela prefeitura. Durante a operação foram distribuídos 75 cobertores.
As abordagens feitas pelo pessoal da Secretaria de Assistência Social, Políticas sobre Drogas e Pessoas Idosas (SAS) acontecem durante o ano inteiro, mas são intensificadas na medida em que cai a temperatura.
A ação de abordagem social é realizada pela equipe do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, o Centro POP, enquanto o Albergue Santa Luiza de Marillac, da Arquidiocese de Maringá, disponibiliza o local para o acolhimento das pessoas abordadas.
No albergue, as pessoas recebem alimentação, roupas novas e são encaminhadas para outras políticas públicas, como serviços de saúde, comunidades terapêuticas, qualificação profissional, acesso a vagas de emprego, entre outros atendimentos.
Para aquelas que não aceitam o acolhimento, as equipes de abordagem distribuem os cobertores.
A comunidade também pode comunicar situações de pessoas em vulnerabilidade e que precisam de atendimento durante os dias mais frios. O canal de atendimento 24 horas é: (44) 9 9103-5661.
