A professora do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá (UEM) Lenamar Fiorese é psicóloga permanente da seleção brasileira de Ginástica Rítmica nos Jogos Olímpicos de Paris.
Ela ajuda há 24 anos as atletas da ginástica rítmica a lidar com os desafios mentais e emocionais associados ao esporte, visando a melhoria do desempenho de toda a equipe.
Fiorese destaca que está esperançosa com o crescimento das meninas. “A nossa expectativa foi crescendo ao longo do ciclo, em função dos resultados que fomos tendo nas etapas da Copa do Mundo e em campeonatos mundiais. O que a gente quer em Paris é apresentar as nossas séries da melhor forma, de preferência cravando as séries porque o resto é consequência. Se a gente conseguir fazer o melhor, e acredito que vamos, com certeza teremos um bom resultado”.
Doutora em Ciência do Movimento Humano, Lenamar Fiorese também acumula duas graduações: em Psicologia e Educação Física. Como pesquisadora atua, principalmente, com temas ligados ao desenvolvimento motor e à psicologia do esporte. E na condição de psicóloga da seleção, o foco de trabalho se dá basicamente em três áreas: treinamento mental, aconselhamento e acompanhamento técnico.
As competições da modalidade iniciaram nesta quinta-feira, 8, na Arena Porte de La Chapelle em Paris e já com feito inédito. Bárbara Domingos se classificou para a final do individual geral.
Programação da Ginástica Rítmica
8 de agosto: Qualificações do individual geral (5h e 10h)
9 de agosto: Qualificações de grupo (5h) e final do individual geral (9h30)
10 de agosto: Final do grupo geral (10h)