Começam às 13 horas deste domingo, 6, as transmissões ao vivo do velório e sepultamento do pastor Gedelti Gueiros, fundador da Igreja Cristã Maranata.
O velório ocorre desde a noite de sábado no Maanaim de Carapina, na Serra, Grande Vitória (ES).
O corpo sairá em um carro aberto do Corpo de Bombeiros com destino ao Cemitério Parque da Paz, em Ponta da Fruta, Vila Velha.
O líder religioso estava internado fazia quatro dias, quando sofreu um infarto e teria morrido de problemas cardíacos.
Gedelti Victalino Teixeira Gueiros tinha de 93 anos, deixa uma filha e dois netos.
A igreja Maranata foi fundada em janeiro de 1968, no município de Vila Velha. Tem hoje mais de 5.000 templos no Brasil, e em mais de 100 países de todos os continentes.
Luto Oficial
O governador Renato Casagrande (PSB) lamentou a morte do pastor nas redes sociais e anunciou luto oficial de três dias no estado.
“Com profundo pesar, recebo a notícia do falecimento do Pastor Gedelti Gueiros, fundador da Igreja Cristã Maranata. Um homem de fé, que dedicou sua vida ao Evangelho e tocou milhares de pessoas com sua missão. Minha solidariedade a sua família e à Igreja Maranata. Decretarei luto oficial de três dias em sua memória”, publicou o governador.
O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), também decretou o luto oficial de três dias na capital.
“A Prefeitura de Vitória (ES) manifesta profundo pesar pelo falecimento do pastor Gedelti Victalino Teixeira Gueiros, ocorrido na madrugada deste sábado, 5 de julho de 2025, aos 93 anos, em Vila Velha. Em reconhecimento à sua trajetória e relevância, o prefeito Lorenzo Pazolini decretou luto oficial de três dias no município. A Prefeitura de Vitória se solidariza com os familiares, amigos e membros da Igreja Cristã Maranata, reconhecendo a grande perda que representa a partida do pastor Gedelti Gueiros para toda a sociedade capixaba. Sua vida permanecerá como exemplo de fé, sabedoria e dedicação ao bem comum.”
Gedelti Gueiros nasceu em Bom Jesus do Itabapoana, no Noroeste do Rio de Janeiro em 19 de novembro de 1931. Ele se mudou ainda criança com a família para Vila Velha, e iniciou seu trabalho na divulgação do evangelho na década de 1960.
Formado dentista em 1954 pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Gueiros também atuou como professor universitário. Ele participava da Igreja Presbiteriana local, sob influência da família, antes de fundar a Igreja Cristã Maranata nos anos 1960.
O pastor foi preso em 2013 pelos crimes de estelionato, formação de quadrilha e duplicata simulada. De acordo com a denúncia do Ministério Público do Espírito Santo, Geldeti e outros membros da igreja teriam praticado desvio de dízimo, envolvendo uma movimentação financeira de R$ 24,8 milhões.
O ex-presidente da igreja também foi acusado de coagir testemunhas do inquérito que investigava a igreja. Ele chegou a ser levado para o presídio, mas depois foi cumprir prisão domiciliar por ter mais de 80 anos.
Notícias relacionadas