O ponto alto da sexta-feira Santa é a celebração das 15 horas, horário em que Jesus foi morto segundo os cristãos. É a principal cerimônia do dia: a Paixão do Senhor. Ela é realizada em três partes: liturgia da Palavra, adoração da cruz e comunhão eucarística.
Tradicionalmente à noite, as paróquias fazem encenações da Paixão de Jesus Cristo com o sermão da descida da Cruz; em seguida, há a Procissão do Enterro, levando o esquife com a imagem do Senhor morto. “O povo católico gosta dessas celebrações, porque põe o seu coração em união com a Paixão e os sofrimentos do Senhor. Tudo isso nos ajuda na espiritualidade deste dia. Não há como “pagar” ao Senhor o que Ele fez e sofreu por nós; no entanto, celebrar com devoção o Seu sofrimento e morte Lhe agrada e nos faz felizes. Associando-nos, assim, à Paixão do Senhor, colheremos os Seus frutos de salvação”, explica o professor Felipe Aquino.

Paixão de Cristo de Maringá será no Eurogarden e repleta de cenas inéditas
A cura do cego Bartimeu, a apresentação de Jesus no templo e a cura dos leprosos são cenas que aparecerão pela primeira vez em A Paixão de Cristo de Maringá.
Além das novidades no roteiro, a maior encenação da morte e ressurreição de Jesus Cristo do sul do Brasil, será narrada por Luiz Carlos Persy, dublador do personagem Lord Voldemort em Harry Potter, e outros personagens famosos como Gandalf e Lex Luthor.
Apresentada nos dias 16 e 18 de abril (Quarta e Sexta-feira Santa), às 20h, no Eurogarden, a peça contará com novo cenário e a trilha sonora refeita com participações dos músicos católicos Eugênio Jorge, Polyana Demori, Diácono Geandré Ramiro, Tatiane Fugimoto, Diego Contiero, Banda Capella e Coral Arquidiocesano de Maringá.
Sistema de som imersivo
A Paixão de Cristo de Maringá, a maior encenação da morte e ressurreição de Jesus Cristo do sul do Brasil, promete emocionar o público de uma forma inédita este ano. A peça contará com um sistema de som imersivo de última geração.
Serão computadores de alta performance, aliados a caixas de som de altíssima qualidade, garantirão uma experiência sensorial única. A promessa é que o público seja envolvido pela narrativa de forma profunda, sentindo-se parte da história.
“Este investimento no novo sistema sonoro representa um avanço significativo para a nossa produção”, afirma o diácono Anselmo José, diretor artístico do espetáculo. “A qualidade da experiência auditiva é fundamental para a entrega da emoção e da mensagem da peça como um todo.”
A produção está sendo preparada há seis meses e os ensaios começaram dia 24 de março, reunindo um elenco de 180 atores. A peça será encenada em um palco de 400m² e contará com 900m² de backstage.
Estacionamento no antigo aeroporto
O terreno onde ficava o antigo aeroporto de Maringá poderá ser usado como estacionamento público para quem for assistir às apresentações da Paixão de Cristo, nos dias 16 e 18 de abril. O acesso poderá ser feito pela rua Cambira.
A organização orienta que o público chegue com antecedência para evitar o trânsito, como ocorreu em 2024. Outra dica para quem quiser é levar cadeiras para maior comodidade.
Conjunto Requião
A Via Sacra, um dos momentos mais marcantes da Semana Santa, ganhará vida na tradicional encenação que acontece dia 18 de abril no Conjunto Requião. Organizado pelo Centro de Educação, Cultura e Arte de Maringá (CEDUCARTE) e com apoio da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, o evento tem mobilizado crianças, jovens e adultos da comunidade, que se dedicam há meses para levar ao público uma apresentação emocionante e profunda sobre os últimos passos de Jesus até sua crucificação e ressurreição.
A encenação será realizada a partir das 20 horas, acontecendo em frente ao salão paroquial da paróquia Nossa Senhora do Rosário, retratando as 15 estações da cruz. Com figurinos, trilha sonora e várias equipes comprometidas, a proposta é não apenas reviver a dor e a entrega de Cristo, mas também proporcionar um momento de reflexão e fé para todos os presentes.
Neste ano, a encenação conta com cerca de 150 participantes, entre atores e figurantes exclusivamente adolescentes ou na fase da infância juntamente de diversas equipes de apoio, além de trazer algumas novidades como o suporte da ITAIPU BINACIONAL, que tem o papel de patrocinadora oficial do evento.
A organização convida toda a comunidade a participar e viver um momento de espiritualidade e união. Ressalta ainda, que a presença de cada um fortalece a fé e valoriza o esforço dos envolvidos, que se dedicam com amor a este trabalho tão especial.
Marialva
Este ano, a encenação na Paróquia Teresa de Jesus em Marialva, contará com a participação de crianças de 7 a 11 anos. Caminhonetes enfeitadas estarão representando cada uma das estações, (modelo via sacra) com término na ressurreição de Jesus. Cada estação será representada por um quadro vivo. A saída está programada para às 19h, em frente ao Campo municipal, percorrendo pelas ruas até a igreja.
Paiçandu
A Via Sacra encenada da Paróquia Santo Cura D’ars de Paiçandu vai ser realizada no dia 18 de abril, às 19 h, seguindo uma procissão, pelas ruas da cidade. Organizada pelo grupo de teatro da Paróquia a Via Sacra, juntamente com a procissão, faz parte de uma grande devoção do povo piedoso, e pensando nessa prática cristã, que o grupo de teatro teve a ideia de recriar o caminho que Jesus percorreu até o Calvário.
A cena da primeira estação “Jesus é condenado a morte” será encenada na escadaria da igreja, em seguida, Jesus toma sua cruz, e juntamente com os soldados e o povo, percorrem as ruas, parando em pontos específicos para encenar. As últimas estações serão encenadas na escadaria da igreja, com a elevação da cruz; as sete frases que Jesus falará na cruz, sua morte e a descida da cruz sendo colocado no colo de Maria.
“Esperamos que o povo que acompanhará os caminhos dolorosos de Jesus possam, de fato, fortalecer a fé católica e amor por Jesus Cristo, nosso Salvador. Os anos anteriores, o grupo encenou o teatro da Paixão de Cristo, e esse ano decidimos inovar a apresentação”, destaca a diretora do grupo de teatro da Paróquia Santo Cura D’ars, Nilséia Charal Lopes.