O Teatro Reviver Magó será ocupado por música instrumental brasileira na noite desta quinta-feira, 5 de dezembro, em Maringá. O Maraka Trio subirá ao palco com dois convidados especiais a partir de 20h: Lucas Arantes no cavaquinho e Altino Toledo no bandolim.
Trata-se de show comemorativo de dez anos da Maraka Produções, que se dedica ao choro e à música instrumental brasileira; além de marcar o encerramento das atividades da temporada do projeto Roda de Choro Itinerante.
Os ingressos estão à venda por R$ 40, diretamente com o trio pela página oficinal no Instagram (@marakatrio). O valor é para custear a vinda dos convidados, que são dois nomes importantes da cena do choro no país.
Segundo um dos integrantes do Maraka, o percussionista Andro Gustavo, em entrevista ao jornal O Maringá, o músico Altino é professor e um dos fundadores do Conservatório de Tatuí, no Estado de São Paulo.
“Um cara que vai trazer uma bagagem enorme nesse show”, diz Isaías Alves, responsável pelo saxofone no grupo maringaense. Inclusive, Rafael Marinho (violão 7 cordas) lembra que Altino Toledo é um parceiro que já veio no ano passado, em troca de experiências com os alunos do trio.
Mesmo caso de Lucas Arantes, que também é parceiro do projeto. “Vai ser um fechamento bacana. Se tudo que a gente está falando nesse ano sobre choro, aí traz o Lucas e o Altino para pôr a ‘tampa na panela’, a ‘cereja do bolo’. A gente tem uma expectativa muito boa para ter uma revigoração”, diz Marinho, explicando que convidados de fora recarregam as energias, impulsionando para 2025.
Repertório
Isaías conta que o repertório do show de quinta-feira terá uma mescla de autores clássicos do choro, traçando a linha entre compositores antigos e os da nova geração, incluindo o próprio Lucas Arantes e o trabalho do Maraka Trio. “O autoral ‘Imune’ está em todas as plataformas”, afirma Isaías, referindo-se ao álbum gravado pelos maringaenses em 2021 e trabalhado em shows a partir de 2022.
Disco de estúdio de estreia do Maraka, “Imune” é composto de dez faixas instrumentais e foi produzido com verba de Incentivo à Cultura, Lei Municipal de Maringá nº 10.988/2019, Prêmio Aniceto Matti.
A apresentação no Reviver Magó deve durar em torno de uma hora e meia, estendendo-se além da média dos shows do Maraka Trio em teatros.
Outro detalhe observado por Marinho é de que o grupo estabeleceu uma sonoridade específica de trio: um violão, uma percussão e o solista no saxofone. “E o conjunto de choro é um pouco maior. Tem o cavaquinho, que ajuda no acompanhamento. Fica entre o pandeiro e o violão, fazendo esse meio de campo”, exemplifica. “Essa diversidade traz outras cores para o grupo”, citando a participação dos convidados no cavaquinho e no bandolim.
Programação
Além do show especial nesta quinta-feira, a programação tem ainda Roda de Choro com Maraka Trio e convidados na sexta, 6 de dezembro, às 20h. Será na avenida Paissandú, 805, na Vila Operária.
E sábado, 7, às 20h, apresentação do projeto Roda de Choro Itinerante e, logo após, Roda de Choro na avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, 394, Zona 7. “É uma apresentação de encerramento dos nossos alunos”, diz Andro Gustavo, destacando que haverá um “bandão”, com mais de 30 músicos tocando.
Formação consagrada
Com a atual formação, o Maraka Trio está na estrada desde 2019. O grupo é Rafael Marinho (violão 7 cordas de ação), Isaías Alves (saxofone) e Andro Gustavo (pandeiro e kit de percussão).
Serviço
Maraka Trio convida
Altino Toledo e Lucas Arantes
Teatro Reviver Magó
Quinta-feira, 5 de dezembro,
20h
R$ 40 (vendas pelo @marakatrio)
Avenida Juscelino K. de Oliveira
Praça Todos os Santos