O dceputado federal Zeca Dirceu está cada vez mais próximo de conquistar a presidência do Partido dos Trabalhadores (PT) do Paraná, coordenando as estratégias do partido nas eleições do ano que vem, quando serão eleitos governadores, deputados estaduais e federais e dois senadores. Sua proposta de renovação vem ganhando apoio entre as principais lideranças petistas do Estado, como ficou claro neste sábado, 14, durante a comemoração de seu aniversário, no Parque de Exposições de Maringá.
Zeca Dirceu faz de seu aniversário um grande evento há mais de 20 anos e desta vez reuniu amigos e a militância em Maringá. Como era de se esperar, além do bolo e cumprimentos, a festa acabou se transformando também em evento político, com lideranças regionais e militantes manifestando apoio a sua candidatura à presidência do PT no estado.
Zeca Dirceu, pré-candidato à presidência estadual do Partido dos Trabalhadores no Processo de Eleições Diretas (PED), fez um discurso marcado por propostas de renovação interna e defesa da atuação do PT no Paraná na sustentação do governo do Presidente Lula.
“Eu aprendi com o meu pai, José Dirceu, e com o próprio presidente Lula que partido bom é partido vivo”, afirmou o parlamentar. E completou com entusiasmo: “o meu compromisso é fazer o PT do Paraná voltar a ser grande, forte e vitorioso”.
Mudança e renovação
Em seu discurso, Zeca fez questão de lembrar os desafios enfrentados nas urnas no último ciclo eleitoral. “Talvez tenhamos tido um dos piores resultados da história do PT do Paraná no ano passado”, disse, em referência à queda no número de prefeituras e vereadores eleitos. O deputado defendeu uma mudança de rumo. “É hora de mudança, é hora de renovação. Não só com novas caras, mas com um novo jeito de fazer política, consultando as bases e estimulando a militância a participar mais das decisões partidárias, a começar por fortalecer as estruturas municipais e regionais do partido”, defendeu.
Entre as propostas que apresentou estão a retomada da formação política, mais presença nos municípios, apoio jurídico e em comunicação às lideranças locais, além do fortalecimento da militância nos movimentos sociais.
Zeca Dirceu também enfatizou a necessidade de reaproximação do partido com sua base. “Houve um esfriamento das relações, e o partido foi perdendo força aqui no estado”, avaliou. Em contraste com o crescimento do PT em estados vizinhos como Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o deputado apontou a estagnação no Paraná como um alerta e uma motivação para mudança.
Lideranças manifestam apoio
Manifestações de apoio à candidatura de Zeca Dirceu para o comando do PT estadual não faltaram. “Zeca está mostrando como melhor representar o nosso PT no Paraná. Nós sentimos que o estado estava escondido. Sem apoio, sem presença. O que ele defende é o que eu penso. Por isso, apoio o projeto”, afirmou Vilmar Sapatieri, representando os presidentes de partidos do Paraná.
Cesar Sugigan, prefeito de Cruzeiro do Sul, destacou a trajetória política de Zeca e sua atuação em Brasília. “Ele tem feito um trabalho importante para o Paraná e para o Brasil. Desejo sucesso nessa nova empreitada e nos colocamos à disposição para ajudar nesse processo”.
Já Diego Miranda, representando os secretários municipais, reforçou o papel de Zeca como articulador. “O Zeca é um deputado que, além de ser uma referência em Brasília, tem as portas abertas em todos os ministérios, ajudando os prefeitos do Paraná com recursos, ajudando a resolver as demandas de cada município — do grande ao pequeno — sem fazer distinção”.
Ademir Vanzo, coordenador regional e militante, exaltou a construção coletiva do projeto. “Quem é prefeito, quem é gestor, quem é vereador aqui sabe o compromisso que o deputado Zeca Dirceu tem com a população da sua cidade — e é por isso que nós estamos aqui. É um deputado atuante — e todos vocês, principalmente os que são de outros municípios, vereadores, lideranças, sabem disso. Vamos juntos eleger — eu não tenho dúvida — o Zeca Dirceu presidente do PT no estado do Paraná”.
Veja também