Batom vegano, base, pó compacto, inúmeros são os produtos veganos que podem sem trocados pelos convencionais. Esses cosméticos chegaram para modificar a maneira como a indústria fabrica os produtos e a experiência do consumidor, não fazendo testes em animais e não utilizando ingredientes de origem animal na composição, como mel, leite, cera de abelha, colágeno e carmim.
Beathriz Antunes é pedagoga e digital influencer e usa maquiagens veganas frequentemente. “Eu acho incrível que as empresas de cosméticos se conscientizaram com essa causa, pois é uma forma de defender o meio ambiente e os animais, pois é realmente muito cruel o que fazem com eles, além de sofrerem, também acabam morrendo.”
Joyce de Oliveira Silva é maquiadora há um ano e também utiliza maquiagens veganas no seu dia a dia e nas clientes. “O segmento é maravilhoso, cuida da pele. É algo fascinante saber que as empresas têm se mostrado atentas a essa situação”, diz.
Francine de Lima Santos é proprietária da loja Kd minha make em Maringá. “Desde que começamos a loja em outubro de 2020, percebi que as pessoas procuravam maquiagem vegana, eu confesso que mesmo com muito estudo sobre o mercado, ainda não tinha ouvido falar. Então, fui pesquisar e descobri que a maquiagem vegana é uma tendência de mercado. Várias marcas estão apostando nesse nicho”, afirma.
Ela ainda afirma que os clientes procuram os produtos veganos regularmente devido aos benefícios sustentáveis para se cuidarem, lembrando sempre do meio ambiente. “Temos opções de bases líquidas, pó, blush, gloss e também sabonetes líquidos.”
Nas prateleiras de produtos de beleza, a tendência ganhou especial apelo para quem busca autocuidado com a consciência limpa. Cada vez mais, essa tendência de abandonar produtos de origem animal tem chegado com força aos itens de beleza.