Fazendo jus ao cognome de Cidade Canção, Maringá terá um agosto ainda mais musical a partir de domingo, 18, quando começa a programação do Mês da Música. Serão mais de 30 atrações gratuitas espalhadas pelo município, em locais públicos, culminando com o show de Monica Salmaso, premiada cantora e musicista, ao lado do violonista Guinga.
O primeiro acorde do evento será tocado com a Super Banda, no domingo, 18, às 19h30, na Travessa Jorge Amado (Mercadão Municipal de Maringá). É um grupo com mais de 100 músicos.
Já na segunda-feira, 19, o acordeon de Pedro Schmidt embalando sucessos no Restaurante Popular do Centro, às 11h.
Na terça, 20, “Pianistas em Recital’ com interpretações apaixonantes de peças clássicas e contemporâneas, às 19h30, no Centro de Ação Cultural Márcia Costa (CAC).
Nessa mesma data, às 17h, apresentação do Centro Musical Morimoto, no Terminal Urbano.
Em 21 de agosto, recital dos jovens instrumentistas da Escola de Música da Universidade Estadual de Maringá (UEM), às 19h30, no CAC.
Dia 23, Tercilio Men celebrando o Baile da Terceira Idade, no Salão Comunitário Tuiuti, às 14h.
Em 24 de agosto, às 10h, “Ópera, Por que Não?” com performance grandiosa para o público, no Teatro Calil Haddad.
Nesse mesmo dia, o espetáculo de Música Renascentista para tocar, cantar e dançar, também no Calil Haddad. Mas às 20h.
Em 25 de agosto, às 10h, o Parque do Ingá será palco de mais uma edição do Circuito do Samba. Com participação do grupo Receita do Samba e convidados.
No dia 26, às 17h, o Centro Musical Villa-Lobos com apresentação no Paço Municipal.
Em 29 de agosto, às 11h, o Restaurante Popular Honorato Vechi recebe o show “Canções da Vida”, do Centro Musical Villa-Lobos.
Monica Salmaso
Encerrando com chave de ouro o Mês da Música, Monica Salmaso e o mestre do violão Guinga vão se apresentar no Teatro Calil Haddad, dia 31 de agosto (sábado). Entrada gratuita. Aliás, um espaço cultural reformado, com pintura, ar-condicionado, poltronas novas.
Paulistana, Salmaso começou sua carreira na peça “O Concílio do Amor” dirigida pelo premiado diretor Gabriel Villela em 1989. É conhecida pelo ecletismo do seu repertório, que abrange um amplo espectro da música brasileira, pela sofisticação do seus arranjos e pelo resgate de composições pouco visitadas.
Em 1997 foi indicada ao Prêmio Sharp como Revelação da MPB. Em 1999 venceu o Segundo Prêmio Visa MPB e o Prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA). Em 2000 participou de uma das noites do Heineken Concerts e, em 2002, foi citada pelo crítico Jon Pareles do jornal norte-americano The New York Times como um dos principais nomes recentes da música popular brasileira.
Com extensa discografia, Mônica Salmaso lançou em 1995 o CD ‘Afro-Sambas’ em duo com o violonista Paulo Bellinati. Em 1998, seu segundo CD ‘Trampolim’ teve participações de Naná Vasconcelos, Toninho Ferragutti e Paulo Bellinati. Em 1999 sai o CD ‘Voadeira’, com participações de Marcos Suzano, Benjamim Taubkin, Toninho Ferragutti, Paulo Bellinati e Nailor ‘Proveta’ Azevedo.
Em 2022 lançou pela gravadora Biscoito Fino o CD “Canto sedutor”, gravado em outubro de 2021, junto com o compositor, arranjador, violonista e cantor Dori Caymmi. O registro teve produção musical de Teco Cardoso.
Convidada por Chico Buarque, participou da turnê do compositor “Que Tal Um Samba?” 2022/2023 pelo Brasil e exterior.
Guinga
Carlos Althier de Souza Lemos Escobar, o Guinga, nasceu em 10 de junho de 1950, no Rio de Janeiro. Aprendeu violão intuitivamente aos 13 anos de idade. Começou a compor aos 16 anos, classificando sua primeira canção aos 17 anos no Festival Internacional da Canção.
Trabalhou profissionalmente, acompanhando artistas como: Clara Nunes, Beth Carvalho, Alaíde Costa, Cartola, João Nogueira, entre outros. Formou-se em Odontologia em 1975. Sempre compondo, teve várias de suas músicas gravadas por nomes importantes: Elis Regina, Michel Legrand, Sérgio Mendes, Leila Pinheiro, Chico Buarque, Clara Nunes, Ivan Lins e outros. Suas composições são parcerias feitas com Paulo César Pinheiro, Aldir Blanc e, recentemente, Chico Buarque e Nei Lopes, entre outros.