O Governo Federal divulgou a relação das novas ambulâncias que serão entregues ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Maringá e de municípios da região.
O vereador Mario Verri (PT) confirmou a informação junto ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que fará a entrega de ambulâncias no interior paulista nesta sexta-feira, 14.
Em Maringá, cinco ambulâncias serão entregues para renovar a frota do Samu, totalizando investimento de R$ 1,6 milhão da gestão do presidente Lula.
“Nós sabemos da importância do trabalho do Samu, salvando vidas diariamente. A renovação da frota significa mais agilidade e segurança para colaboradores e vítimas que precisam de atendimentos com urgência”, comentou Mario Verri.
Além de Maringá, os seguintes municípios da região serão contemplados com ambulâncias que renovarão a frota do Samu: Barbosa Ferraz, Cambé, Centenário do Sul, Cianorte, Colorado, Jandaia do Sul, Loanda, Rondon, Terra Boa e Terra Rica.
Sobre o Samu 192
O Samu foi instituído pelo presidente Luiz inácio Lula da Silva por meio do Decreto 5.055, assinado em 27 de abril de 2004. Desde o início, ficou estipulado o número de telefone 192 para receber os pedidos de atendimento. Atualmente, também é possível requisitá-lo por meio do aplicativo Chamar 192.
O custeio das operações é dividido entre Município, Estado e União.
A garantia da cobertura do Samu para 100% da população até o final de 2026 já havia sido incluída como meta no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que envolve um conjunto de investimentos com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico do país e a inclusão social. Coordenado pelo governo federal, ele engloba verbas da União e também recursos provenientes de parcerias com o setor privado, estados, municípios e organizações sociais.

No eixo saúde, foi previsto um aporte de R$ 31,5 bilhões até 2026. Além do ampliar a cobertura do Samu, estão previstas entregas de novas Unidades Básicas de Saúde (UBS), maternidades, policlínicas, centros de atenção psicossocial (Caps) e unidades odontológicas, entre outros equipamentos públicos.
Após 10 anos de congelamento, o custeio do Samu subiu 30% no ano passado. A frota foi renovada em diversos municípios. Com a primeira etapa do PAC neste ano, serão 537 novas ambulâncias e 14 novas Centrais. Com essa etapa, vamos passar de 90% de cobertura.
Veja também