IMPRESSO
Maringá
  • HomeM
  • Maringá
  • Economia
  • Região
  • Esportes
  • Geral
  • Colunas
  • Publicações Legais
Maringá
No Result
View All Result

Por que eu componho música?

Por André Drago
10 de agosto de 2026
O Caderno do compositor

O Caderno do compositor

Por que eu componho música?

Não é sobre dom, nem sobre vocação, nem sobre amor à arte,  não do jeito que costumam vender. Isso tudo pode existir, mas vem depois. Compomos porque certas coisas da vida não cabem em conversas.

Há experiencias em que a linguagem falha. Quem nunca tentou se explicar sem sucesso. Racionalizar o que não possui necessariamente lógica, senão para os sentimentos. Eu costumo fazer um som. Compor é isso: traduzir o que não se aceita ou consegue ser dito diretamente.

Tensão constante: Ideias incomodas, memórias tilintando, emoções desembestadas. A música é um sistema onde isso pode se materializar. O que antes era difuso passa a ter começo, meio e fim. Passa a existir no mundo. Não porque foi resolvido, mas estruturado.

É uma sensação incomum de conversa com abstrato dentro de si mesmo, uma oportunidade de transformar o próprio caos em território do sentido.

Existe um aspecto psicológico: a música permite dizer muito sem se expor completamente. É uma forma de comunicação com filtro. A intensidade não necessariamente entrega o contexto.

A música é uma confissão anônima.

Existem coisas que, se ditas diretamente, perdem potência ou viram caricatura. A música mantém a ambiguidade viva. E a ambiguidade, quando bem usada, é mais honesta do que qualquer explicação amarrada.

O que acontece quando você não compõe?

“Hoje não produzi nada”. O acúmulo começa. As ideias ficam rodando sem saída. As emoções começam a procurar outros canais. Ansiedade, irritação, dispersão. É natural que a energia sem direção comece a vazar pelas frestas.

Compor não é só expressão, é regulação.

Isso muda o lugar da música na vida. Ela deixa de ser um um simples (ou complexo) projeto e passa a ser uma ferramenta. Algo usado pra se manter funcional — dentro do possível.

E existe muito prazer no processo. As próprias descobertas a respeito de si e a capacidade de coesão musical aumentando a cada composição são recompensas da coragem de sentar e começar. Muitas obras permanecem inacabadas pois o seu objetivo foi cumprido antes mesmo do término da composição.

Ponto importante: necessidade real não demanda qualidade musical.

Apenas por precisar compor não significa que tudo é obra prima. Podemos usar a música como despejo e jogar qualquer coisa pra fora chamando, com efeito, isso de expressão. Alivia, mas construir obra artística a partir das próprias mazelas também aguenta “transpiração“, não somente “inspiração” pura, seja qual a origem.

A diferença entre descarregar e compor está na lapidação.

Compor exige que você volte, escute, corte, ajuste. Que você trate aquilo como algo que precisa se sustentar por conta própria. A emoção inicia o processo, mas não termina.

Existe um paradoxo: você compõe porque precisa, mas o resultado só ganha valor quando você consegue se distanciar o suficiente dessa necessidade pra trabalhar o material com critério.

“Duas pessoas” trabalham internamente para uma composição musical acontecer: uma sente e outra organiza.

Nenhuma composição resolve algo.

Não conte com isso. Enquanto você estiver vivo, vai ter tensão. Não se trata de mitigar o conflito, sim de aprender a dar forma pra ele sem se destruir no processo. Nossas obras nos trazem mais clareza ao que estava confuso. Quando alguém se identifica, não foi só pra gente.

A música é também uma das maneiras possíveis parra isso.

A pergunta “por que eu componho?” sugere uma escolha totalmente consciente. No fundo, a estrutura maior desta decisão já existe a priori, na forma como você percebe, sente, processa e comunica o mundo.

Compor é orgânico e homeostático.

Se um dia eu parasse completamente, não é por que resolvi a charada da vida. A energia procuraria outro caminho. Talvez menos eficiente, talvez mais destrutivo.

Sendo assim, na maioria das vezes eu componho não porque é bonito, nem porque é nobre, nem porque alguém precisa ouvir.

Eu componho porque, pra mim, entre notas musicais encontro o jeito mais direto de não me perder de mim mesmo.

Se isso vira música boa para os outros, melhor ainda.

Se não, pelo menos ainda cumpre a função mais sagrada: me manter em movimento.

O resto — técnica, estética, reconhecimento — vem depois. Ou não vem.

Mas isso já basta como motivo.

Tags: André Dragocomposição musicalEntre NotasEstúdio DragoMaringáPor que compor música

IMPRESSO

Outros Posts

Alice, na obra "Through the Looking-Glass" de Lewiss Carroll ilustração de John Tenniel
"Entre Notas"

Ponto de mudança

10 de agosto de 2026
(foto: reprodução) I.A. carrega humanidade no caixão enquanto senta o dedo na metralhadora.
"Entre Notas"

O Cyborg Fantasma

10 de agosto de 2026
Queen - Live Aid 1985
"Entre Notas"

Por que existe o Dia do Rock?

10 de agosto de 2026
"É só a ponta do iceberg" - Expressão comum para indicar profundidade em um assunto.
"Entre Notas"

Iceberg Musical

10 de agosto de 2026
Coração desenhado por Leonardo Da-Vinci, o músculo do miocárdio opera em sístoles e diástoles.
"Entre Notas"

Sístoles e Diástoles

10 de agosto de 2026
André Drago no palco como vocalista
"Entre Notas"

Matemática do Talento

10 de agosto de 2026
  • Impresso
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Publicações Legais
  • Quem Somos

Editora Dia a Dia – O Maringá

CNPJ: 31.722.654/0001-52
ENDEREÇO: Estácio de Sá, 1251,
Zona 2 CEP: 87005-120
(44) 3305-5461

© 2026 O Maringá - O Jornal a serviço de Maringá e região.

No Result
View All Result
  • Home
  • Maringá
  • Colunas
  • Jornal Impresso
  • Saúde
  • Região
  • Outros
    • Publicações Legais
    • Fale Conosco
    • Quem Somos

© 2026 O Maringá - Todos Os Direitos Reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.