Por que eu componho música?
Não é sobre dom, nem sobre vocação, nem sobre amor à arte, não do jeito que costumam vender. Isso tudo pode existir, mas vem depois. Compomos porque certas coisas da vida não cabem em conversas.
Há experiencias em que a linguagem falha. Quem nunca tentou se explicar sem sucesso. Racionalizar o que não possui necessariamente lógica, senão para os sentimentos. Eu costumo fazer um som. Compor é isso: traduzir o que não se aceita ou consegue ser dito diretamente.
Tensão constante: Ideias incomodas, memórias tilintando, emoções desembestadas. A música é um sistema onde isso pode se materializar. O que antes era difuso passa a ter começo, meio e fim. Passa a existir no mundo. Não porque foi resolvido, mas estruturado.
É uma sensação incomum de conversa com abstrato dentro de si mesmo, uma oportunidade de transformar o próprio caos em território do sentido.
Existe um aspecto psicológico: a música permite dizer muito sem se expor completamente. É uma forma de comunicação com filtro. A intensidade não necessariamente entrega o contexto.
A música é uma confissão anônima.
Existem coisas que, se ditas diretamente, perdem potência ou viram caricatura. A música mantém a ambiguidade viva. E a ambiguidade, quando bem usada, é mais honesta do que qualquer explicação amarrada.
O que acontece quando você não compõe?
“Hoje não produzi nada”. O acúmulo começa. As ideias ficam rodando sem saída. As emoções começam a procurar outros canais. Ansiedade, irritação, dispersão. É natural que a energia sem direção comece a vazar pelas frestas.
Compor não é só expressão, é regulação.
Isso muda o lugar da música na vida. Ela deixa de ser um um simples (ou complexo) projeto e passa a ser uma ferramenta. Algo usado pra se manter funcional — dentro do possível.
E existe muito prazer no processo. As próprias descobertas a respeito de si e a capacidade de coesão musical aumentando a cada composição são recompensas da coragem de sentar e começar. Muitas obras permanecem inacabadas pois o seu objetivo foi cumprido antes mesmo do término da composição.
Ponto importante: necessidade real não demanda qualidade musical.
Apenas por precisar compor não significa que tudo é obra prima. Podemos usar a música como despejo e jogar qualquer coisa pra fora chamando, com efeito, isso de expressão. Alivia, mas construir obra artística a partir das próprias mazelas também aguenta “transpiração“, não somente “inspiração” pura, seja qual a origem.
A diferença entre descarregar e compor está na lapidação.
Compor exige que você volte, escute, corte, ajuste. Que você trate aquilo como algo que precisa se sustentar por conta própria. A emoção inicia o processo, mas não termina.
Existe um paradoxo: você compõe porque precisa, mas o resultado só ganha valor quando você consegue se distanciar o suficiente dessa necessidade pra trabalhar o material com critério.
“Duas pessoas” trabalham internamente para uma composição musical acontecer: uma sente e outra organiza.
Nenhuma composição resolve algo.
Não conte com isso. Enquanto você estiver vivo, vai ter tensão. Não se trata de mitigar o conflito, sim de aprender a dar forma pra ele sem se destruir no processo. Nossas obras nos trazem mais clareza ao que estava confuso. Quando alguém se identifica, não foi só pra gente.
A música é também uma das maneiras possíveis parra isso.
A pergunta “por que eu componho?” sugere uma escolha totalmente consciente. No fundo, a estrutura maior desta decisão já existe a priori, na forma como você percebe, sente, processa e comunica o mundo.
Compor é orgânico e homeostático.
Se um dia eu parasse completamente, não é por que resolvi a charada da vida. A energia procuraria outro caminho. Talvez menos eficiente, talvez mais destrutivo.
Sendo assim, na maioria das vezes eu componho não porque é bonito, nem porque é nobre, nem porque alguém precisa ouvir.
Eu componho porque, pra mim, entre notas musicais encontro o jeito mais direto de não me perder de mim mesmo.
Se isso vira música boa para os outros, melhor ainda.
Se não, pelo menos ainda cumpre a função mais sagrada: me manter em movimento.
O resto — técnica, estética, reconhecimento — vem depois. Ou não vem.
Mas isso já basta como motivo.








